A Prefeitura de Várzea Grande começa, a partir das 0h desta terça-feira (13), a retirada de 10 pontos de radares fixos de velocidade em vias públicas da cidade. A medida resultará na remoção de 36 equipamentos de fiscalização eletrônica — sendo 20 localizados em trechos de ida e volta e outros 16 em vias transversais. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, sob gestão do secretário Lucas Ribeiro Ductievicz, e está prevista para gerar uma economia mensal de R$ 158.296,00.
Segundo a administração municipal, os pontos a serem desativados já cumpriram sua função educativa e punitiva ao longo dos últimos dois anos. Os equipamentos serão devolvidos à empresa responsável.
De acordo com a prefeita Flávia Moretti (PL), a ação faz parte de uma estratégia de modernização e diversificação dos mecanismos de fiscalização e controle de tráfego, com o objetivo de aumentar a efetividade das ações de prevenção de acidentes e mobilidade segura. A prefeita também mencionou que a decisão atende a manifestações da população.
A Coordenadoria de Mobilidade Urbana informou que os condutores dessas vias demonstraram comportamento adequado no trânsito e baixa taxa de infrações. Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é permitida a retirada dos equipamentos após o cumprimento do período educativo, assim como o remanejamento para vias com maior índice de acidentes. Com a mudança, Várzea Grande continuará com 21 pontos de fiscalização eletrônica ativos.
A coordenadoria também destacou que a ação faz parte de uma política de modernização da mobilidade urbana. A estratégia inclui investimentos em sinalização, educação no trânsito e medidas de engenharia para promover segurança viária. A decisão técnica considerou indicadores como o volume de tráfego, efetividade dos equipamentos, taxa de ocorrências e adequação às diretrizes de mobilidade.
A Prefeitura de Várzea Grande informa que a estimativa é concluir a primeira etapa de readequação da sinalização viária nas avenidas em até 30 dias. No segundo semestre, as ações serão direcionadas aos bairros com maior número de registros de sinistros.
Como contrapartida à retirada dos radares, está sendo implantada nova sinalização viária em diversas vias estratégicas da cidade. As ações foram concluídas no Eixo Central e seguem nas avenidas Filinto Müller, Alzira Santos, Miguel Sutil, Prefeito Murilo Domingos (31 de Março) e Couto Magalhães.
A nova sinalização inclui:
- Limite de 40 km/h em áreas com alta circulação de pedestres
- Limite de 50 km/h em vias principais
- Limite de 60 km/h em trechos de menor fluxo
Também estão sendo aplicadas sinalizações horizontais com material termoplástico e ampliadas as faixas de pedestres em vias como Avenida da FEB, João Ponce de Arruda e Mário Andreazza.
Pontos onde os radares serão retirados:
- Avenida Presidente Arthur Bernardes – bairro Ipase (40km/h)
- Avenida Doutor Paraná – loteamento Dom Orlando Chaves (60km/h)
- Avenida Arnaldo do Mapim, antiga DNER – bairro Mapim (60km/h)
- Alameda Júlio Muller – bairro Alameda (60km/h)
- Avenida Vereador Jorge Witzak com Avenida Gonçalo Botelho de Campos – bairro Cristo Rei (50km/h)
- Avenida Prefeito Murilo Domingos – Cohab Cristo Rei (60km/h)
- Avenida Ary Leite de Campos – Itororó/Marajoara (50km/h)
- Avenida Filinto Muller com Castelo Branco – Centro (50km/h)
- Travessa Humaitá com Filinto Muller – Centro (50km/h)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.