O novo painel do módulo “Previdência” do Sistema Radar de Controle Público, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), foi apresentado como boa prática durante o Encontro Técnico dos Tribunais de Contas – Boas Práticas de Auditoria de RPPS, realizado no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), nesta terça-feira (30).
A atualização do Radar Previdência passou a oferecer dados comparativos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todo o país. A ferramenta tem como objetivo apoiar conselheiros na análise das contas de governo e auxiliar gestores municipais na formulação de estratégias voltadas à sustentabilidade, rentabilidade e regularização dos fundos previdenciários.
O painel foi lançado pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, e segue em constante aprimoramento por determinação do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, com suporte da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) e da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (Seti).
Segundo Maluf, a ampliação da cobertura geográfica representa um avanço na modernização do controle externo da gestão previdenciária. “Reafirmamos o papel do TCE-MT na promoção da transparência e eficiência, contribuindo para a garantia dos direitos dos segurados”, afirmou.
A expansão do Sistema Radar de Controle Público é uma das metas da atual gestão e inclui, além da atualização do módulo Previdência, a criação de 13 novos painéis. “O Radar é hoje uma das ferramentas mais modernas de controle público no país. Quando assumimos, havia seis módulos disponíveis; atualmente, são 19. Parabenizo a equipe de Tecnologia da Informação pelo protagonismo nesse processo de inovação”, declarou o presidente Sérgio Ricardo.
Durante o evento nacional, a apresentação do novo painel foi conduzida pela auditora pública externa Karisia Goda Cardoso, integrante do Núcleo de Desenvolvimento do Controle Externo da Segecex. Ela destacou que a atualização oferece uma base de dados abrangente dos RPPS municipais e estaduais, com potencial de impacto em todos os tribunais de contas do país.
O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de São Paulo e presidente do Comitê de Previdência da Atricon, Alexandre Sarkis, ressaltou que a iniciativa do TCE-MT atende a uma das ações programadas pelo Comitê em 2025, consolidando o Radar Previdência como referência nacional.
A melhoria do Sistema Radar será realizada em três etapas: a primeira, já concluída, ampliou o número de módulos de seis para 19; a segunda prevê a revitalização dos painéis existentes; e a terceira contempla a implementação de inteligência artificial para facilitar o acesso de gestores e cidadãos.
“O investimento em novos módulos, na melhoria dos painéis e na futura adoção de IA é essencial para fortalecer a transparência e a proximidade com a sociedade”, concluiu Sérgio Ricardo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.