O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cassou os mandatos dos vereadores Evanildo Venancio Ferreira (Nildão) e Marcos Pereira Alecrim, ambos do MDB, por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024, em Reserva do Cabaçal (317 km de Cuiabá). A decisão foi publicada em 4 de agosto, após julgamento de recurso apresentado pelo suplente Marcos Manoel da Silva (PP), conhecido como Professor Belau.
A denúncia aponta que a candidatura de Delclesia Gomes Vicente (MDB) foi registrada apenas para cumprir a cota mínima de mulheres exigida pela legislação eleitoral. Ela recebeu apenas um voto, o que indicou tratar-se de uma candidatura fictícia.
Com a confirmação da fraude, todos os votos da chapa proporcional do MDB foram anulados, resultando na perda imediata dos mandatos dos dois vereadores.
Com isso, Justiça Eleitoral fará a retotalização dos quocientes partidário e eleitoral para redistribuir as cadeiras na Câmara Municipal.
A nova composição pode favorecer os suplentes do PP, Professor Belau e Juliana Negris, mas também existe a possibilidade de uma vaga ir para o União Brasil, com o nome de Nicolino Ferreira de Freitas (Nicola) entre os prováveis empossados.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.