A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informou que os serviços de tomografia e eletrocardiograma serão retomados na UPA Leblon no prazo de até 7 dias, com atendimento 24 horas por dia. A mudança ocorre após a troca da empresa responsável pelos exames de imagem, até então prestados pela One Laudos.
Enquanto dura a transição, pacientes que necessitam dos exames estão sendo atendidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSM), de acordo com a pasta.
SUSPENSÃO E RESPOSTA EMERGENCIAL
Segundo o secretário adjunto de Atenção Secundária, Israel Paniago, a Prefeitura foi comunicada em 17 de julho sobre a suspensão imediata do serviço a partir do dia 18. "A notificação chegou no dia 17 informando que no dia seguinte todos os atendimentos de tomografia e eletrocardiograma seriam cancelados. Agimos de forma rápida e solicitamos apoio imediato do HMC e do pronto-socorro, que prontamente atenderam", disse. Segundo ele, a contratação emergencial de uma nova empresa foi iniciada e os equipamentos já estão em instalação. "O tomógrafo já está em Cuiabá e a previsão de retomada total é de até 7 dias", afirmou.
NOVA CONTRATADA
A nova empresa – já conhecida da rede municipal pela prestação de serviços de raio-x – assumirá também tomografia e eletrocardiograma. De acordo com a secretária adjunta de Finanças e Planejamento da SMS, Raiza Boabaid, o contrato emergencial prevê custo 40% menor em relação ao anterior e funcionamento 24 horas. "Apesar do susto, conseguimos transformar o problema em uma solução vantajosa. A empresa aceitou realizar os exames por um valor 40% menor e ainda prestará serviço 24 horas por dia", disse.
Antes da mudança, o atendimento na UPA Leblon funcionava por 12 horas; exames urgentes no período noturno eram encaminhados para unidades de referência da rede, mediante regulação e transferência de pacientes. Com a cobertura integral prevista, a secretaria espera reduzir deslocamentos e acelerar diagnósticos em casos de urgência e emergência.
DIVERGÊNCIA
Raiza Boabaid afirmou que a saída da One Laudos ocorreu sem o diálogo previamente estabelecido. Segundo ela, havia entendimento para ampliação de jornada para 24 horas, inclusive com apoio ao Hospital São Benedito, que também passa por transição de prestador. "Fomos surpreendidos pela paralisação repentina, sem chance de organizar o atendimento. Ainda assim, mantivemos os exames com apoio das demais unidades e agora vamos ampliar o serviço com menor custo", declarou.
PRÓXIMA LICITAÇÃO
Por ora, o atendimento será prestado em regime indenizatório até a conclusão de processo licitatório definitivo, já em andamento, com previsão de conclusão até o fim do ano, informou a SMS. A pasta avalia tornar o atendimento em tempo integral permanente, caso haja confirmação de necessidade e viabilidade técnica.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que trabalha para garantir a continuidade da assistência e ampliar a oferta de exames na rede de urgência e emergência de Cuiabá.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.