De janeiro a junho, Cuiabá registrou 621 casos de acidentes com animais peçonhentos. O número representa um aumento de 28,6% em relação ao mesmo período de 2024. As informações são do Boletim de Acidentes por Animais Peçonhentos publicado nesta terça-feira (22), pela Prefeitura.
Ataques de escorpião lideram o ranking. O aracnídeo esteve envolvido em 403 dos acidentes envolvendo moradores da Capital e 49 de não residentes. Isto é, houve uma média de 16 casos por semana.
Outros animais, como lagartas, abelhas, bagres e arraias tiveram 59 acidentes no total. As aranhas aparecem no terceiro lugar, com 42 incidentes.
Por fim, estão as serpentes, que registraram 14 ataques na Capital e 39 em outros municípios, cujos moradores buscam atendimento em Cuiabá.
A maior preocupação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está nos incidentes ocorridos fora da cidade, já que o deslocamento pode agravar o estado clínico do paciente.
A maioria dos casos foi leve. No entanto, seis ataques de serpente e um de aranha foram classificados como graves.
A região da Morada da Serra, que engloba os loteamentos CPA I, II, III, IV, Vila Nova, Ouro Fino, Jardim Brasil, Três Lagoas, Vila Rosa e parte do Tancredo Neves, concentrou o maior número de registros.
Em caso de incidentes, a orientação é buscar atendimento médico, com urgência, no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
LEIA MAIS: Ataque de escorpião lidera ranking de acidentes com animais peçonhentos em junho
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.