A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou, nesta sexta-feira (10), o MBA em Formação de Lideranças Femininas, como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional. O evento ocorreu na sede da reitoria, em Cáceres (MT), e contou com a assinatura de quatro resoluções pela reitora Vera Lúcia Maquêa, incluindo a aprovação e institucionalização do curso.
Entre as medidas formalizadas, está a garantia de manutenção da bolsa formação para servidoras docentes e técnicas que estiverem afastadas por licença-maternidade durante o período de qualificação.
O curso de pós-graduação lato sensu será voltado a servidoras efetivas dos campus da Unemat e da administração central, além de colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Com início previsto para dezembro, o MBA terá carga horária de 360 horas-aula, será ofertado na modalidade híbrida e utilizará metodologias ativas de aprendizagem, com encontros presenciais em Cuiabá.
O edital de seleção será publicado nos próximos dias, com 50 vagas disponíveis para candidatas com diploma de nível superior.
Segundo a reitora Vera Maquêa, a iniciativa busca ampliar a participação feminina em cargos de liderança na universidade. Atualmente, 36,4% das funções de chefia são ocupadas por mulheres. O projeto foi desenvolvido por servidoras da Unemat desde 2024 e contou com a colaboração de profissionais de diferentes campus e setores administrativos.
A coordenadora do curso, Danielle Tavares, destacou que o MBA tem como objetivo fortalecer competências técnicas, comportamentais e contextuais, promovendo o protagonismo feminino na gestão universitária.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.