Servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), juntamente com alunos e professores das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso, participaram da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada entre os dias 7 e 9 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.
Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento teve como objetivo promover a integração, valorização e reconhecimento social da educação profissional e tecnológica, além de ampliar sua atratividade entre jovens e trabalhadores.
Durante a programação, a delegação mato-grossense apresentou quatro projetos desenvolvidos por estudantes das ETECs:
- EcoChain: Reutilizar é Progredir – ETEC Lucas do Rio Verde
- IA como inovação no auxílio de serviços públicos – ETEC Primavera do Leste
- Celulose como fonte para partículas fotoluminescentes à base de carbono – ETEC Campo Verde
- AgroShield: Alarme de incêndio para máquinas agrícolas – ETEC Rondonópolis
O professor Fabiano Keiji, da ETEC de Rondonópolis, destacou que a participação no evento permite aos alunos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Já o professor Rômulo Rodrigues, da ETEC de Primavera do Leste, ressaltou o impacto positivo da troca de experiências entre estudantes e o público.
Erick Tavares, aluno do curso técnico em Logística da ETEC de Lucas do Rio Verde, relatou que apresentar seu projeto foi uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento. O professor Mário Rodrigo, da ETEC de Campo Verde, também avaliou a experiência como enriquecedora, especialmente por envolver alunos do ensino médio em atividades científicas.
A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Em 2025, o evento foi realizado em conjunto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.