O grupo Flor Ribeirinha embarcou na manhã desta terça-feira (25) rumo à Istambul, capital da Turquia, onde se apresentam no Festival Internacional de Arte e Cultura, que tem início nesta quarta-feira (26). Para representar a toda cultura brasileira, a equipe se diversificou e leva o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, mostrando, além do tradicional siriri e cururu, o samba e o folclore do Boi Bumbá.
Conhecido e aclamado no Brasil pela performance da cultura cuiabana, o Flor Ribeirinha também conquistou a admiração internacional após participar de competições no exterior. Foi em uma dessas apresentações, quando estavam na Coreia do Sul, em 2016, que o grupo recebeu o convite para compor o Festival Internacional de Arte e Cultura.
Em terras turcas, o grupo apresenta seu novo espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, que reúne várias manifestações tradicionais do país. Para o coreógrafo Avinner Augusto, que preparou a equipe por cerca de cinco meses, a oportunidade é única.
“É um marco para a nossa história, participar deste festival, que é o maior festival folclórico do mundo. E o Flor Ribeirinha, com a cultura mato-grossense, indo representar o Brasil, então é motivo de muito orgulho e satisfação para todos nós”, destacou o coreógrafo.
Conforme o diretor musical do grupo, Edmilson Maciel, para compor o espetáculo, a equipe selecionou destaques folclóricos nacionais. “Foram meses de preparação, de pesquisa, com o que há de melhor na música brasileira. Do norte, estamos levando o boi, o Garantido e o Caprichoso também”, explicou.
Outro ritmo que também irá compor o show será o samba, oriundo do Rio de Janeiro, que será apresentado pela rainha do carnaval cuiabano 2017, Wely Gomes. “Eu estou me sentindo muito honrada por este convite, porque vários grupos queriam estar no nosso lugar e nós estamos representando o Brasil. Então, me sinto muito orgulhosa”.
Ao todo, o grupo viaja com 35 integrantes que irão concorrer com outras 96 equipes. “É muita emoção, eu só tenho que agradecer a Deus por esta oportunidade. Estamos mais uma vez levando Cuiabá, Brasil, para fora. Tenho muita fé que vamos ser muito bem classificados, estamos trabalhando muito para isso”, manifestou a fundadora e presidente do grupo, Domingas Leonor.
Domingas também foi considerada a embaixatriz do Brasil, e deverá entregar presentes e homenagens às autoridades turcas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.