O final de semana será marcado por tempo firme e muito calor em grande parte de Mato Grosso, com sol predominante, poucas nuvens e sem previsão de chuva. Essas condições permanecem até terça-feira (27). No entanto, uma mudança significativa no tempo está prevista a partir de quarta-feira (28), com a chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas e trazer pancadas de chuva isoladas em pontos do sul e centro do estado.
Em Cuiabá e Várzea Grande, os termômetros seguem altos até terça-feira, com máximas acima dos 33 °C, sol forte e baixa umidade do ar. Porém, a partir de quarta, começa uma queda gradual nas temperaturas. Entre os dias 29 e 30 de maio, as mínimas devem chegar aos 17 °C, e as máximas não devem passar dos 26 °C, uma diferença de mais de 8 °C em relação aos dias anteriores.
Rondonópolis (212 km da capital), também sentirá os efeitos da mudança no tempo. A máxima, que alcança até 32 °C no final de semana, cai para 23 °C até o dia 30, e a mínima pode chegar aos 15 °C, com sensação de frio mais intenso nas primeiras horas do dia.
Em Cáceres (220 km de Cuiabá), no sudoeste do estado, a virada no tempo chega na quarta-feira, com aumento de nuvens, possibilidade de chuva isolada e queda acentuada na temperatura. A mínima deve bater os 14 °C no dia 30 de maio, um frio atípico para a região.
De acordo com a Climatempo, essa frente fria será rápida, mas representa o avanço das primeiras massas de ar frio mais intensas, indicando a aproximação do inverno e a possibilidade de novas quedas de temperatura nas semanas seguintes.
A mudança no clima está associada à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico, na altura da Argentina, a partir de segunda-feira (26). Esse sistema impulsiona uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil na quarta (28) e chega ao Centro-Oeste entre quarta e quinta-feira, provocando essa brusca mudança nas condições do tempo em Mato Grosso.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.