O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça o alerta à população sobre um golpe que vem sendo aplicado por meio de e-mails fraudulentos utilizando o nome da corporação. Criminosos têm se passado por bombeiros militares para enganar cidadãos com boletos falsos e links suspeitos.
A prática, identificada desde o ano passado, já atingiu diversos estados brasileiros e agora vem sendo novamente registrada em Mato Grosso. Os golpistas utilizam o nome e a identidade visual do Corpo de Bombeiros Militar para dar aparência de legitimidade às mensagens, que geralmente trazem informações falsas sobre vistorias, irregularidades em edificações e cobranças indevidas.
Esses e-mails simulam notificações oficiais, com datas e detalhes técnicos que podem induzir o cidadão ao erro. A intenção dos criminosos é convencer o destinatário a clicar em links maliciosos, o que pode resultar no roubo de dados pessoais e informações sensíveis. Por esse motivo, o CBMMT reforça que não envia boletos ou faz cobranças por e-mail, tampouco utiliza mensagens eletrônicas para comunicar pendências financeiras.
Toda comunicação oficial da corporação segue canais institucionais e utiliza o domínio “@cbm.mt.gov.br”. Assim, para se proteger, é fundamental verificar o endereço de e-mail do remetente e evitar clicar em links de origem duvidosa. Em caso de suspeita, o recomendável é bloquear o e-mail do remetente e buscar orientação junto à corporação.
Dúvidas sobre vistorias, regularizações, taxas e notificações podem ser esclarecidas no site oficial do CBMMT, por meio na aba “Serviços Técnicos, pelo e-mail sstbm@cbm.mt.gov.br ou via whatsapp da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Dscip): (65) 98164-0364.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.