Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de pressões, a ansiedade se tornou uma realidade para milhões de pessoas. Buscar formas de aliviar o estresse e encontrar equilíbrio emocional nunca foi tão necessário. Nesse contexto, a música surge como uma aliada, uma forma de entretenimento, que é capaz de transformar estados emocionais, proporcionar momentos de relaxamento e até ajudar no controle da ansiedade.
Tocar um instrumento musical vai muito além de uma habilidade técnica, é um exercício de presença. Ao aprender ou executar uma música, toda a nossa atenção se concentra no momento presente: na coordenação dos dedos, na respiração, no ritmo e na melodia. Esse foco funciona como um aliado para quebrar o ciclo de pensamentos acelerados, tão comum em episódios de ansiedade.
A música também oferece uma saída emocional importante. Por meio dela, expressamos sentimentos que muitas vezes não conseguimos explicar. Em momentos difíceis, tocar violão, teclado ou qualquer outro instrumento, pode trazer alívio rápido e conexão consigo mesmo.
Estudos comprovam que a prática de um instrumento musical não só reduz o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, como também aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores ligados ao prazer e ao bem-estar.
Não é necessário dominar um instrumento ou ter formação musical para sentir os efeitos positivos da música. O processo de aprendizado, os pequenos progressos e o prazer de tocar algo novo são, por si só, transformadores. Em tempos de ansiedade, a música se apresenta como uma forma acessível de autocuidado.
Na Escola de Música IGC, entendemos e valorizamos o poder da música na promoção do bem-estar. Seja ao aprender a tocar um instrumento ou vivenciando as experiências das aulas de musicalização, a música revela um caminho simples, envolvente e transformador para cuidar da saúde emocional e física.
(*) MANOEL IZIDORO é professor e proprietário da Escola de Música IGC de Cuiabá.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.