O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a criticar a escassez de repasses da União aos municípios e afirmou que os cortes no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) não atingem apenas gestões de oposição, mas também prefeituras comandadas por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Abilio, a Prefeitura de Cuiabá apresentou mais de 40 projetos dentro do Novo PAC, mas apenas um foi aprovado, e acabou barrado por contingenciamento de recursos. Ele reconheceu que há integrantes da própria gestão articulando junto ao governo federal, mas reforçou que não pretende adotar uma postura “cordial”, apenas para garantir verbas.
“Não é ser prefeito de base ou de oposição. Se fosse só isso, outras prefeituras estariam recebendo recursos normalmente. Mas não estão”, afirmou.
O prefeito citou como exemplo o caso do gestor de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), aliado direto de Lula. “Foi candidato da esquerda, tira foto com o presidente, vai em eventos, puxa saco… mas está passando pelas mesmas dificuldades. Não tem dinheiro. Então não sou eu que vou puxar saco para tentar conseguir recurso. Eu gosto é de ver dinheiro entrando, e isso não muda com elogio não”, disparou.
ALFINETADA EM FÁVARO
Sem citar diretamente nomes, Abilio ainda alfinetou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), senador licenciado e integrante da base do governo Lula. Ele mencionou o caso da Prefeitura de Jangada (MT), que recebeu cerca de R$ 30 milhões em “emendas Pix” intermediadas por Fávaro, recursos atualmente sob investigação.
“A única exceção em Mato Grosso foi uma prefeitura que recebeu um volume muito alto de recurso, e que hoje está sendo investigada por isso”, afirmou o prefeito.
TROCA DE FARPAS
As declarações de Abilio ocorrem após o deputado estadual Valdir Barranco (PT) sair em defesa de Lula. Em entrevista ao HNT, Barranco sugeriu que o prefeito deveria “sair das redes sociais” e ter mais humildade para dialogar, caso queira destravar recursos federais para a capital.
LEIA MAIS: Deputado manda prefeito parar de 'lacrar' e buscar diálogo com Lula e Padilha
LEIA MAIS: Fávaro destina emenda 'recorde' a município de prefeito aliado
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.