O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou a pré-candidatura da primeira-dama, a vereadora Samantha Iris, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão foi tomada com base em questões familiares e logísticas, já que a possibilidade de Samantha disputar um cargo federal foi descartada.
“Estamos em um momento familiar aqui. Tenho responsabilidades no município, é difícil me distanciar dela e dos nossos filhos. Seria complicado ela ir para Brasília enfrentar um processo como esse neste momento. Então, é uma decisão lógica e natural dentro das opções que temos”, declarou Abilio.
Questionado se a candidatura de Samantha poderia causar desconforto entre deputados estaduais que o apoiaram nas eleições de 2024 e que esperam sua reciprocidade em 2026, o prefeito minimizou o impacto político.
“De modo algum. Os deputados estaduais que nos ajudaram vão continuar tendo nosso apoio. Se a candidatura dela se concretizar, eles terão um reforço. Vamos trabalhar para ajudá-los também. Todos que estiveram ao nosso lado continuarão tendo o nosso reconhecimento”, afirmou.
Abilio também destacou que a pré-candidatura de Samantha está alinhada com o projeto político do PL, que pretende lançar candidato próprio ao governo do Estado em 2026. “O PL não cogita outro tipo de participação. Estamos firmes no nosso partido, e essa é uma construção natural”, finalizou.
MUDANÇA DE PLANOS
Em maio deste ano, Samantha havia negado qualquer projeto político para 2026. À época, a vereadora cravou que terminaria seu mandato na Câmara, o primeiro de sua trajetória política. A primeira-dama chegou a dizer que ficou sabendo apenas pela imprensa que era sondada para cargos nas eleições estaduais, uma das possibilidades seria uma composição na chapa do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) na sucessão ao Paiaguás.
“É bem interessante esse movimento. Estamos ouvindo e avaliando para saber qual será o nosso posicionamento futuramente. Mas hoje, nosso objetivo é cuidar de Cuiabá”, destacou na ocasião.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.