O deputado estadual Xuxu Dal Molin (União) quer que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) peça oficialmente à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil a suspensão da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo ex-presidente Donald Trump. A taxação deve entrar em vigor em 1º de agosto de 2025 e pode atingir diretamente a economia mato-grossense.
O pedido — que tem como primeiro objetivo adiar o início da vigência do tarifaço — foi apresentado nesta quarta-feira (17), apenas uma semana após o próprio deputado ter proposto uma moção de aplausos a Trump, aprovada pela Casa. Agora, Xuxu tenta evitar os impactos de uma decisão unilateral tomada pelo ex-presidente norte-americano — a quem elogiou por sua “postura firme” e “exemplo de liderança”.
No requerimento, o parlamentar solicita que o ofício seja enviado ao encarregado de Negócios da embaixada, Gabriel Escobar, com apelo para que a solicitação seja levada ao governo dos EUA. Ele também propõe a abertura de uma mesa de negociação bilateral com participação de estados produtores, entidades do agro e representantes diplomáticos.
Xuxu também cobrou que a ALMT articule uma frente nacional com outras Assembleias Legislativas, o Congresso Nacional e entidades do setor produtivo. Segundo ele, a resposta à tarifa precisa ser unificada e coordenada.
Na justificativa, o parlamentar destacou a importância estratégica de Mato Grosso na produção de grãos, carnes, etanol e minerais. Para ele, a tarifa representa um risco social, econômico e institucional que pode afetar a arrecadação, o abastecimento global e o desenvolvimento regional.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.