Uma idosa de 76 anos foi vítima de um crime de estelionato por meio eletrônico, no qual perdeu R$ 999, na cidade de Novo Santo Antônio (943 km de Cuiabá). O golpista se passou por juiz do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e disse que a vítima tinha um valor a receber da justiça.
Segunda a Polícia Civil, a vítima recebeu uma ligação de um homem, no sábado (29) a noite,ao qual se identificou se como juiz de liberação do STJ e informou a vítima de que ela possuía uma indenização a receber, relativa a uma ação que moveu contra um determinado banco.
No entanto, o crimonoso, disse que para receber a quantia, ela precisaria abrir uma conta em um banco digital. Em seguida, o celular da mulher foi clonado e o golpista roubou quase mil reais da idosa.
Ao compreender que havia caído em um golpe, a vítima procurou a polícia e registrou boletim de ocorrência. A Polícia Civil segue investigando o caso.
ESTELIONATO DIGITAL
Adicionado ao Código Penal em 2021, como qualificadora do crime de estelionato, o estelionato por meio eletrônico é quando o criminoso consegue enganar alguém, por meio de redes sociais, contatos telefônicos, correio eletrônico falso ou qualquer outro meio fraudulento, a fornecer dados confidenciais, tais como, senhas de acesso, bancos ou número de cartão de crédito ou débito. A pena pode ser de 4 a 8 anos de prisão.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, de 2023 para 2024, o número de estelionato por meio eletrônico em Mato Grosso cresceu por volta de 12%. No cenário nacional, o crescimento desse tipo de golpe foi de 17%.
Outro dado relevante do anuário é que crimes como esse acontecem, geralmente, nos sábados e domingos, 34%. De acordo com a PC, o crime contra a idosa de Novo Santo Antônio foi por volta das 19h30min.
COMO SE PREVENIR
Desconfie de mensagens que peçam dados, códigos ou pagamentos urgentes e evite compartilhar senhas ou informações bancárias por esses meios. Verifique sempre o remetente e o link antes de clicar. Crie senhas fortes e únicas, mantenha sistemas atualizados e evite transações em redes Wi-Fi públicas, como de praças e ônibus. Cuidado com ofertas ou vagas muito vantajosas, cheque a reputação de lojas antes de efetuar a compara e limite o que compartilha nas redes.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
            
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                




