A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT) encerrou, nesta quarta-feira (3), as inscrições para a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Ao todo, 24 advogados se inscreveram para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), número recorde de inscrições para o cargo. A lista sêxtupla é a primeira etapa para a ascensão ao desembargo. Do total de inscritos, o Conselho Pleno escolherá seis nomes para representar a advocacia perante o Tribunal, respeitando a paridade de gênero, isto é, serão escolhidas três mulheres e três homens. Os membros da Corte reduzirão a lista de sêxtupla para tríplice, definindo os três candidatos que serão apresentados ao governador Mauro Mendes (UB). Depois, cabe a ele escolher o novo desembargador. O HNT compilou as principais informações sobre os inscritos:
Angeliza Neiverth Segura é advogada formada em Direito na faculdade Unicen, especialista em Direito do Trabalho e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Atua na área há 15 anos, também atua nas Comissões Temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e foi vice-presidente do Tribunal de Prerrogativas da Seccional OAB.
Carlos Odorico Dorilêo Rosa Junior é advogado desde 2010, com atuação destacada em Direito Penal e Processual Penal. Foi agente de segurança pública entre 2002 e 2010 e professor de Processo Penal na Faculdade Afirmativo. É pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, mestre em andamento pelo IDP. Atuou como advogado da Associação de Cabos e Soldados da PMMT por sete anos. Participa da Comissão de Direito Penal e Processual Penal da OAB/MT.
Daniela Marques Echeverria é doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA (Argentina) desde 2009. Mestre em Direito Obrigacional Público e Privado pela UNESP e especialista em Direito Processual Civil pela UNIC. Bacharel em Direito pela UNIC (1995). Professora de Estágio Supervisionado e Prática Forense na UNIC desde 1997.
Dauto Passare é advogado e professor de Direito, com mais de 25 anos de atuação. Mestre em Direito e doutorando pela Universidade Autónoma de Lisboa. Sócio do escritório Stábile, Passare, De Simone Advogados. Conselheiro Estadual da OAB-MT por três mandados e membro da Comissão Nacional de Legislação da Ordem dos Advogados do Brasil.
Sua trajetória é marcada pela defesa das prerrogativas da advocacia e pelo compromisso com a valorização da justiça.
Dinara de Arruda Oliveira é professora adjunta da Faculdade de Direito da UFMT, onde também coordena o Núcleo de Práticas Jurídicas e projetos de pesquisa em processo civil e métodos consensuais de conflito. Pós-Doutora em Direito Constitucional (UFMT), Doutora em Direito do Estado/Direito Urbanístico (PUC-SP), Mestre em Direito (UNIMAR) e especialista em Direito Processual Civil (UNIC).
Com ampla atuação na advocacia e no ensino jurídico, exerceu diversos mandatos como Conselheira Federal e Estadual da OAB, além de integrar comissões de ensino jurídico em âmbito estadual e nacional. É Presidente da Academia Matogrossense de Direito (2025-2026), ocupante da cadeira nº 19, e pesquisadora em grupos de direito constitucional, acesso à justiça e administração pública.
Helmut Flávio Preza Daltro é advogado do CREA-MT e professor da Universidade de Cuiabá. Especialista em Direito Civil e do Consumidor (Universidade Gama Filho) e graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá (2001).
Na OAB-MT, exerceu cargos de liderança por mais de uma década, atuando como Secretário-Geral da CAAMT (2010-2015) e Diretor Tesoureiro (2016-2024).
Jackson Coutinho possui mais de 20 anos de atuação na advocacia e acumula experiência em diferentes áreas jurídicas. No Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na vaga destinada à advocacia, exerceu os cargos de Juiz Membro Efetivo, Ouvidor-Geral e Vice-Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, funções que lhe proporcionaram contato direto com a dinâmica do Judiciário e da Justiça Eleitoral.
Especialista em Improbidade Administrativa, Direito Eleitoral, Constitucional, Direito do Estado e das Relações Sociais, Agronegócio, Saúde Suplementar e Direito do Trabalho, é sócio do escritório Coutinho & Polisel Advogados Associados e atua em cursos, seminários e congressos jurídicos no país.
Jamille Clara Alves Adamczyk graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Ela também atua como professora de graduação e pós-graduação e foi secretária-geral adjunta na Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso, triênio 2022-2024.
Juliana Zafino Isidoro Ferreira Mendes é advogada há 26 anos. Formou-se em 1996 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Foi membro e presidente das comissões de Estudos Permanentes sobre Compliance e Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Em 2023, foi eleita como a mais votada na lista sêxtupla para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Atualmente, atua como professora de graduação e pós-graduação.
Michelle Zangarini Dorileo atua na área há 20 anos. É advogada e servidora pública no Tribunal de Contas de Mato Grosso, na Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social. É casada com o também advogado Tiago Dorileo, neto do ex-desembargador Ernani Vieira.
Nivia Najara Fornari tem mais de 20 anos de experiência na advocacia, com atuação em Direito de Família, Direito Empresarial e ações indenizatórias. Atua também em execuções e demandas cíveis de alta complexidade.
Pedro Aparecido de Oliveira é advogado com atuação por 23 anos, é também contador, dispõe do título de Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidad Del Museo Social Argentino (2018), é especialista em Comércio Exterior pela UFMT, também com atuação no ensino jurídico, milita como advogado titular da pessoa jurídica P. A. Oliveira – Sociedade de Advocacia nas diversas áreas do direito, incluindo o direito societário, direito público, direito financeiro e tributário.
Ricardo Almeida tem mais de 26 anos de atuação e é especialista em Direito Empresarial pela FGV. Foi juiz-membro titular do TRE-MT por dois mandatos (2014–2019), período em que também dirigiu a Escola Judiciária Eleitoral Des. Palmyro Pimenta. Já atuou na OAB-MT como conselheiro estadual e membro do Tribunal de Prerrogativas.
Rodrigo Bressane é advogado e docente na FGV, com especialização em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agronegócio. Ex-presidente da Comissão de Agronegócio da OAB-MT, com ampla experiência em direito aplicado ao setor agroambiental.
Oswaldo Cardoso é ex-Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Sócio fundador do escritório Carrelo & Cardoso Advogados. Atua nas áreas de Direito Eleitoral, do Agronegócio e Corporativo. É genro do empreiteiro Robério Garcia e cunhado do secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia.
Paola Cristina Rios Pereira Fernandes é advogada com mais de 20 anos de carreira e na Caixa Econômica Federal (CEF). É referência em recuperação de empresas e falência. Pós-graduada pela UFMT e mestranda em Direito Comercial pela PUC-SP, integra comissões da OAB em Mato Grosso e São Paulo, além do IWIRC BRAZIL. Autora de artigos e livros especializados, já representou a OAB-MT na JUCEMAT e foi palestrante na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.
Pio da Silva é advogado militante há 20 anos. Formou-se em direito pelo Univag - Centro Universitário e foi presidente do 1º Centro Acadêmico de Direito da Faculdade. É pós-graduado nas áreas de Direito Processual Civil e Processo do Trabalho, pela Universidade Estácio de Sá/RJ, Direito Civil e Consumidor pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Além disso é doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Del Museo Social Argentina/UMSA.
Rosana Ramires é doutora e mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP, a advogada Rosana Ramires é consultora e parecerista com forte atuação em Direito Público e Governança. Com especializações em Direito Constitucional e em Direito e Controle Externo, tem experiência também nas áreas Empresarial, Ambiental e Minerária. É referência em governança pública e empresarial, além de controle externo.
Sebastião Monteiro da Costa Junior é advogado é pós-graduado em Direito Processual Civil e ex-juiz-membro titular do TRE-MT no biênio 2019/2021. Atuou como professor em cursos de Direito Constitucional, Processual Civil e Teoria Geral do Processo em diversas faculdades de Mato Grosso. Em Sinop, inaugurou a unidade afiliada da Escola Superior de Direito (ESUD), especializada em carreiras jurídicas.
Selma Pinto de Arruda Guimarães é jurista com quase 40 anos de experiência, especializada em Direito Civil, Criminal, Processual e Previdenciário. Fundadora e líder de um escritório com mais de sete advogados atuando em Mato Grosso e Pará. Atuou em posições de liderança na OAB, incluindo presidência da Subseção de Juína e 12 anos como Conselheira Estadual.
Stalyn Paniago Pereira é mestre em Direito e especialista na área jurídica. Atuou como Conselheiro Estadual da OAB-MT (2013-2015) e Presidente da OAB Rondonópolis (2016-2021). Atualmente é Conselheiro Federal da OAB (2022-2024), com sólida experiência em gestão e representação da classe.
Também estão na lista Cibelly de Jesus Amaral Fracarolli, Dione Francisca de Maranhão Almeida, Carlos Dorileo e Macgveyver Santos Rocha.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.