A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) iniciou, nesta quarta-feira (1º), o prazo para o recadastramento obrigatório dos servidores ativos e empregados públicos estaduais. O processo, que se estende até 30 de novembro, é uma exigência legal e tem como finalidade comprovar o efetivo exercício das funções. Servidores que não realizarem a atualização terão o pagamento suspenso.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o recadastramento busca corrigir, atualizar e ampliar os dados pessoais, funcionais e de qualificação dos servidores, promovendo maior eficiência e transparência na gestão pública.
Devem se recadastrar servidores efetivos civis, comissionados, requisitados, cedidos, permutados, afastados ou licenciados, militares, empregados públicos, contratados temporários, residentes técnicos e estagiários. A medida não se aplica a aposentados e pensionistas, que já realizam atualização por outro processo, nem aos servidores que ingressarem após o início do recadastramento.
O procedimento é composto por nove etapas, incluindo informações pessoais, funcionais e de qualificação. Neste ano, foi incluído um questionário sobre bem-estar e saúde, com o objetivo de subsidiar políticas voltadas à qualidade de vida dos servidores, como os programas Vou Correr, Vôlei e Bioimpedância.
As informações também serão utilizadas para atualizar o Banco de Talentos, mapeando o perfil profissional dos servidores e direcionando-os para atividades estratégicas conforme suas habilidades e formações.
O recadastramento deve ser feito pelos Portais do Servidor ou do Recadastramento. Em caso de esquecimento de senha, o servidor deve seguir as instruções enviadas ao e-mail cadastrado. Se houver problemas com o e-mail, é necessário procurar a unidade setorial de Gestão de Pessoas da respectiva lotação.
A atualização cadastral está regulamentada pela Instrução Normativa nº 008/2025/Seplag, que detalha o passo a passo do processo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.