O Corpo de Bombeiros trabalha em 31 incêndios florestais registrados em várias regiões do Estado nas últimas 24 horas. As frentes de trabalho envolvem brigadistas, uso de aeronaves, maquinários, caminhões-pipa, helicópteros e apoio de voluntários. Em Poconé, um foco registrado nesta sexta-feira (12) foi rapidamente controlado.
Outros oito permanecem sob monitoramento em municípios como Cláudia, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Bandeirantes, Alta Floresta e Novo Mundo, todos dentro de perímetros seguros. As equipes também atuam em Barra do Garças, principalmente na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul, além de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde seis focos seguem ativos. Há ainda frentes de combate em Dom Aquino, Chapada dos Guimarães, Juína, Paranatinga e Tesouro, entre outros.
O monitoramento aponta 99 focos de calor ativos no Estado, sendo 82 incêndios florestais, 19 em terras indígenas. Como a atuação nesses territórios depende de autorização federal, o Estado apenas acompanha as ocorrências. As operações fazem parte da Operação Infravermelho, que usa imagens de satélite e tecnologia para identificar áreas de risco, prevenir queimadas ilegais e responsabilizar infratores.
Desde o início do período proibitivo, o CBMMT já extinguiu 199 focos em todo o Estado. Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 287 focos de calor em Mato Grosso, distribuídos no Cerrado, Amazônia e Pantanal.
O Corpo de Bombeiros reforça que o uso do fogo está proibido em áreas rurais até dezembro e em áreas urbanas durante todo o ano.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.