A pesquisa do instituto Gazeta Dados, publicada nesta terça-feira (2), aponta que Mauro Mendes (DEM) será eleito governador de Mato Grosso no dia 7 de outubro. O ex-prefeito de Cuiabá lidera as intenções de voto dos entrevistados e venceria a eleição no primeiro turno, por conta da margem de erro e considerando apenas os votos válidos.
Com 49,17% das intenções de voto, Mauro Mendes lidera a pesquisa, na modalidade estimulada, que é quando os candidatos são apresentados ao eleitor. O ex-prefeito é seguido pelo atual governador e candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB), que tem 24,65%. O senador Wellington Fagundes (PR) aparece na terceira colocação, com 20,28% no total.
A lista é completa com Arthur Nogueira (Rede) e Moisés Franz (Psol). Ambos aparecem com 1,45% das intenções de voto. Para se chegar aos votos válidos, não são contabilizados os votos brancos e nulos, que nesta abordagem ficaram em 10%, além dos indecisos, que somam 21% do eleitorado.
A pesquisa foi realizada pelo Gazeta Dados entre os dias 28 e 30 de setembro e foi registrada no TRE-MT sob o número 01042/2018. Foram ouvidos 1080 eleitores em 66 municípios de 12 regiões de todo o estado de Mato Grosso. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Se forem considerados os chamados votos brancos, nulos e indecisos, Mauro Mendes lideraria a pesquisa com 36%, seguido por Pedro Taques, com 17%, e Wellington Fagundes, com 14%. Moisés Franz e Arthur Nogueira aparecem empatados, com 1%.
Espotânea e rejeição
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Mauro Mendes também lidera, com 25% dasintenções de voto. Ele é seguido por Pedro Taques, com 12% e Wellington Fagundes, com 8%. Arthur Nogueira teve 1% e Moises Franz não saiu do 0%. Brancos e nulos somaram 7% e 47% não souberam responder.
Na rejeição, a liderança é do atual governador Pedro Taques. Neste índice, ele foi lembrado por 32% dos eleitores. Mauro Mendes e Wellington Fagundes aparecem praticamente empatados, com 11% e 10%, respectivamente. Moises Franz é rejeitado por 5% do eleitorado e Arthur Nogueira por apenas 3%. Não escolheram nenhum candidato 10% dos entrevistados e 29% optaram por não responder.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.