A deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse que um tratamento de saúde tirou de circulação o deputado federal Juarez Costa (MDB). Segundo Riva, Juarez se afastou do cenário político por cerca de um mês. Janaina o procurou para discutir as eleições internas do partido e negociar a permanência de Juarez no MDB que foi convidado pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para se filiar à sua agremiação.
A crise no MDB se aprofundou após o rompimento com o governador Mauro Mendes (União Brasil). A insatisfação de figuras políticas com bom histórico eleitoral, que se sentem sem espaço no partido, pode levar a uma debandada em busca de novas oportunidades para a disputa de 2026. O primeiro a confirmar sua desfiliação foi o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que migrou para o PSD. A saída é uma ameaça para o esvaziamento do diretório de Cuiabá com Emanuel puxando figuras de peso, como o advogado Francisco Faiad (MDB) e o deputado federal Emanuelzinho (MDB).
Juarez também ensaia sua desfiliação, não por ser ligado a Emanuel, mas pelo relacionamento de amizade com Pivetta. Com o MDB fora do arco de alianças de Mendes, o deputado reflete sobre assinar a ficha do Republicanos para apoiar a candidatura de Otaviano ao governo.
Janaina o procurou para entender qual seria seu posicionamento, mas não conseguiu retorno. "Não consegui falar com o Juarez até agora. Tentei falar com ele algumas vezes, não consegui falar com ele. Soube que ele está tendo um problema de saúde e que acabou ficando um pouco fora do cenário por quase um mês", disse Janaina Riva na última sexta-feira (8).
Atual vice-presidente do MDB em Mato Grosso, Juarez aguardava a aposentadoria do ex-deputado federal Carlos Bezerra para assumir a presidência. No entanto, seu projeto foi sabotado pela segunda vez consecutiva. Em 2024, a projeção à presidência foi adiada após um acordo de cavalheiros com Bezerra que costurou o consenso para sua "despedida" do comando do partido. O combinado é que Juarez assumiria o cargo na próxima composição, mas Janaina colocou seu nome ao cargo, sendo um entrave para o deputado.
Sem mencionar a situação, Janaina afirmou que a executiva do MDB tem uma cadeira para Juarez e o interesse do grupo é que ele permaneça na sigla. "A vaga dele está reservada, esperando ele, caso ele queira ficar", asseverou Riva.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.