Uma bebê recém-nascida, de apenas sete dias, foi socorrida por policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) na manhã deste domingo (26), em Cuiabá, após sofrer um engasgamento. A criança chegou desacordada à sede da unidade, trazida pela avó, com sinais de cianose nos lábios. (Veja o vídeo ao final)
Segundo os familiares, a bebê estava engasgada. Os sargentos da reserva Amazonas Alves de Oliveira e Jonildo da Conceição, junto ao soldado Perys Michel de Alencar, iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich adaptada para recém-nascidos, conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança.
Após o atendimento inicial, os policiais acompanharam a família até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, onde a bebê foi avaliada pela equipe de pediatria e permaneceu em observação. O estado de saúde é estável.
Este é o segundo caso de salvamento de criança engasgada realizado por equipes da Rotam em menos de um mês. No dia 2 de outubro, uma criança de dois anos foi socorrida na sede do batalhão. Outros dois casos semelhantes ocorreram neste mês: um no bairro Planalto, em Cuiabá, no dia 9, e outro em Alto Taquari, no dia 15, ambos envolvendo recém-nascidas engasgadas com leite materno.
A Polícia Militar reforça a importância de buscar ajuda imediata em casos de engasgamento e orienta que familiares estejam atentos aos sinais de obstrução respiratória em bebês e crianças.
VEJA O VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








