"O que eu vi no pronunciamento de todos os líderes dos membros do Brics - e estou ouvindo nas reuniões bilaterais - é que todos defendem o multilateralismo. O mundo não precisa de super taxação, de protecionismo. Veja que absurdo, taxar a exportação de alimentos: é taxar o combate à fome, é encarecer a comida no mundo."
O ministro lembrou que o Brics representa quase metade da população mundial e afirmou que o posicionamento do bloco "é a esperança de que dias normais voltem a acontecer no comércio mundial".
Fávaro classificou a decisão do governo dos EUA de elevar tarifas de exportação de contrassenso: "Um país e um governo dito liberal na economia vem com taxações e protecionismo!". O Brasil, por outro lado, tem um governo progressista, disse, mas defende fortemente o multilateralismo. "É um rumo certo que o Brasil apresenta para o mundo, e o Brics é a plataforma certa para isso."
No encontro, comentou, foram celebrados 387 novos mercados abertos para o setor agropecuário brasileiro. "Ontem embarcamos a primeira carga de carne bovina brasileira para a Indonésia, um mercado muito vantajoso, muito importante."
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.