Os clubes argumentam que, á época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade anterior à CBF.
O requerimento argumenta que o pleito não busca "criar privilégios", mas sim "corrigir uma injustiça esportiva" e justifica que o pleito é baseado no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.
Os três clubes e as duas federações se debruçam desde o segundo semestre de 2023 no levantamento de informações históricas e jurídicas para consolidar a pauta enviada à CBF. O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições: o Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970.
Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol, demonstrou confiança de que o pleito seja apreciado. "Fizemos o pedido oficial hoje e agora iremos trabalhar internamente para ter esse reconhecimento. Os argumentos são legítimos e históricos. Embasado em documentos, declarações e fotos. O trabalho foi feito pela Federação Cearense, Ceará e Fortaleza através de várias reuniões para unidos trazer o reconhecimento desses títulos e fortalecer mais ainda o futebol cearense no cenário nacional."
A CBF reconhece como campeões brasileiro de 1968 o Botafogo (Taça Brasil) e o Palmeiras (Robertão). O time alviverde também detém o título nacional de 1969, enquanto o vencedor da edição de 1970 é o Fluminense.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.