"Estamos concentrados em garantir que canadenses continuem a ter confiança na estabilidade de preços", disse o BC, que também se comprometeu a manter o crescimento econômico e a inflação sob controle.
O BoC afirmou que poderá reduzir as taxas de juros novamente se houver um enfraquecimento da economia capaz de ampliar a pressão de queda da inflação, mas notou a resiliência da economia do Canadá, apesar do período de incerteza elevada, e a persistência da inflação subjacente.
O BC do Canadá projeta que a inflação canadense continuará próxima de 2%, caso as tarifas continuem no nível atual. Contudo, o comunicado lembra que as negociações comerciais são fluidas, ameaças de tarifas setoriais permanecem e as ações comerciais dos EUA são imprevisíveis.
Em discurso preparado para coletiva de imprensa, o presidente do BoC, Tiff Macklem, ressaltou que a decisão de manter os juros foi unânime, mas também sinalizou a possibilidade de uma redução das taxas no futuro, a depender do desdobramento da economia. "Até o momento, as consequências das tarifas dos EUA foram menos severas em escala global em comparação ao que muitos temiam", afirmou.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.