A partir do dia 2 de agosto, a Associação Casa de Oxóssi, no bairro Flamboyant, em Cuiabá, abrirá suas portas para a primeira edição das Oficinas “Costurando Tradições”, uma experiência de aprendizado, ancestralidade e valorização cultural. A atividade integra o projeto "Samba de Roda da Nega Baiana", realizado com recursos do edital Identidades da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), que fomenta ações de valorização das culturas tradicionais e da diversidade mato-grossense.
Durante os encontros, os participantes aprenderão a confeccionar saias rodadas e ojás — trajes típicos ligados às tradições afro-brasileiras e amplamente utilizados em práticas religiosas de matriz africana e manifestações como o samba de roda.
Ao final, cada participante levará para casa a indumentária produzida por suas próprias mãos.
Com inscrições gratuitas [https://forms.gle/KteErnX1EpdcTf2j9], as oficinas são abertas a todas as pessoas da comunidade que tenham interesse em conhecer mais sobre as expressões culturais dos povos de terreiro e aprender habilidades de costura que podem gerar autonomia, pertencimento e renda.
Os encontros serão conduzidos pela Iyalasé Tanane da Oxum, mãe de santo do Ase Alaketu Ile Iforiti, que compartilhará saberes sobre técnicas, simbolismos e tradições ligadas aos trajes.
As peças produzidas nas oficinas serão utilizadas nas apresentações públicas de samba de roda, promovendo o orgulho da identidade afro-brasileira e celebrando a presença dos povos de matriz africana na formação cultural da capital mato-grossense.
As Oficinas "Costurando Tradições" são mais do que aprendizado técnico: são um convite ao reencontro com as raízes, à convivência coletiva e à construção de um território cultural afirmativo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.