Grande parte da população de Cuiabá está sentindo no bolso a privatização da Sanecap. Desde que a CAB Cuiabá assumiu os trabalhos, o valor das contas de água aumentou em até 80% com relação aos meses anteriores. Um dos casos é o da administradora de empresas Kelly Lopes Träsel, moradora do bairro Jardim das Américas, que recebeu a conta com diferença de R$ 171,70.
Segundo Kelly, a fatura de abril foi de R$ 44,20 e em maio foi R$ 215,90. A leitura do hidrômetro, equipamento que registra o que entra de água em metros cúbicos para a casa da usuária, 1021 no mês de abril e 1076 no mês de maio, registrou de 55 metros cúbicos de consumo.
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A administradora afirmou que ligou para a CAB Cuiabá para saber se houve algum problema e a atendente afirmou que a medição está correta, mas não soube explicar o por quê da diferença registrada no seu hidrômetro de 55 pontos, corresponde a 80% a mais no valor total de sua conta de água.
“Fui orientada por meu marido, que é advogado, a pagar a conta e depois levar o comprovante para entrarmos na justiça e pedir a devolução do dinheiro. Eu não posso ficar sem pagar porque eles cortam minha água e tenho criança pequena, não posso ficar sem”.
Além de sua conta, considerada absurda, ela relata que outras pessoas tiveram diferença em suas contas. “Meu chefe mora no Florais Cuiabá. Ele me mostrou a conta anterior que vinha em média R$ 200,00 e agora em maio veio R$ 400,00. Além disso, ele reclamou que a CAB Cuiabá não está fazendo mais débito em conta”, disse.
Outra usuária, que também não está contente com sua conta de água é a moradora do bairro Carumbé, Neiva Aparecida Almeida. A fatura do mês de abril foi de R$ 34,28, neste mês de maio chegou a R$ 141,42, diferença de R$ 107,14, representando quase 76% a mais do valor anterior da fatura.
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“Vou no Procon porque acho abusivo, é um absurdo. Estavam colocando na mídia que não ia ter reajuste no primeiro ano da concessão e agora tem isso?”, questionou.
Na fatura do mês de abril não existe descrição da leitura de dona Neiva, mas na fatura de maio a descrição da leitura do hidrômetro é de 234 para o mês de abril e 266 para o mês de maio, consumo de 32 metros cúbicos de água no mês.
A diferença de valores também foi sentida pela consumidora Lucida França. Porém, com uma diferença bem menor das outras usuárias, com 20 metros cúbicos de consumo na medição do seu hidrômetro, ela vai pagar R$ 77,00. Mesmo com a pouca diferença, a moradora revela que sempre pagou a média de R$ 40,00.
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OBSERVAÇÃO TÉCNICA
A engenheira sanitarista e professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Eliana Rondon, tratou do assunto que está deixando alguns consumidores preocupados.
“Se a moradora está vendo um valor exagerado tem que procurar a CAB Cuiabá e fazer a reclamação que pode ter vários erros, mas também tem que haver o questionamento por parte do consumidor – será que está acontecendo alguma coisa errada na minha casa?”.
Outra indicação da engenheira é que há problemas de vazamento interno. “Válvula de descarga facilmente vasa”. Mesmo não sabendo a fundo os problemas das moradoras que estão com suas contas elevadas, ela disse que se deve deixar a cultura do desperdício, mas ao mesmo tempo, lutar pelo direito de entender o que está acontecendo com a elevação no valor das faturas.
OUTRO LADO A CAB Cuiabá assumiu os trabalhos no dia 19 de abril deste ano e reconhece que está havendo muitas reclamações em relação ao valor da conta de água e que pode existir erro de leitura. Por isso, afirmou que está estudando caso a caso nas quatro lojas de atendimento, “todas as situações estão sendo avaliadas”, disse a concessionária. Outra afirmação para a discrepância nas leituras dos hidrômetros é que na antiga gestão, os funcionários, muitas vezes, não colhiam os dados do equipamento na casa do morador e colocava na fatura uma média de outros meses, desta forma, de acordo com a Concessionária, o preço da conta de água ficava abaixo do valor real consumido. De acordo com a CAB Cuiabá essa realidade mudou e agora todos os meses vão ser colhidos os valores referentes ao que está marcando no hidrômetro. Além disso, para os usuários que solicitarem à empresa uma avaliação das tubulações, os técnicos poderão verificar se está tendo algum vazamento nas residências para a possível causa da elevação do valor. Os locais onde podem ser feitas as reclamações são: Loja Coxipó – localizada na administração regional da Prefeitura. Loja Ganha Tempo – na Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá. Loja da Rua Pedro Celestino, Centro de Cuiabá. Loja CPA II – Rua Pará, próximo ao mercado Modelo do CPA II. Os consumidores podem ligar também para o 0800 646 61 15 e obter informações |
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