Domingo, 21 de Maio de 2017, 17h:31

Tamanho do texto A - A+

População de Cuiabá reclama de poeira e mau cheiro em ruas sem pavimentação

Por: JESSICA BACHEGA

Muitos bairros de Cuiabá são o verdadeiro retrato do abandono. Ruas esburacadas, sem pavimentação e com esgoto correndo a céu aberto são os cenários presentes na vida de moradores há décadas. Os mosquitos, o lixo e o mau cheiro compõe o pacote do descaso vivido por cuiabanos que há anos ouvem a mesma  promessa de que as coisas vão mudar, mas nunca mudam.

 

Edson Rodrigues

jardim vitoria

 Esgoto jogado na rua

Em visita ao bairro Jardim Vitória, a equipe do Hipernotícias constatou, em uma tarde, o que moradores sentem na pele todos os dias e denunciam às autoridades competentes que fecham os olhos para a triste realidade: poeira, ruas intransitáveis e crianças brincando ao lado do lixo.

 

Conforme Souza Ramires, morador da Rua Cinco do referido bairro, entra ano e sai ano e a realidade é a mesma, assim como a promessa: em 15 dias as máquinas estarão aqui. Máquinas que nunca chegam.

 

Ramires mora no mesmo endereço há 23 anos e conta que desde que está no local nunca houve qualquer benfeitoria na via. “Esse bairro deve ter uns 30 anos e até hoje não tem asfalto. Têm uns quatro meses que o prefeito veio aqui e disse que dali 15 dias iria começar a mexer na rua, já se passou todo esse tempo e ninguém voltou”, desabafa.

 

Ele conta ainda que por várias vezes foram colocadas placas anunciando as obras de pavimentação, mas que as placas já caíram e os trabalhos não começaram. “Quando a gente vai buscar saber na prefeitura, consta que o bairro já foi asfaltado. Mas como você está vendo aqui, não é”, frisa.

 

Enquanto a reportagem falava com o morador, uma vizinha denunciou que o esgoto do vizinho estava há meses sendo jogado na rua, bem em frente a sua casa e ninguém foi ao local resolver a situação. A água parada é o criadouro perfeito para os mosquitos, além de gerar forte mau cheiro. “Minha neta está doente hoje. Isso só serve para criar mosquito. Quando chove ninguém passa na rua. Quando é seca a poeira é demais”, disse a moradora que não quiz se identificar.

 

Edson Rodrigues

jardim vitoria

 Bairro Jardim Vitória tem mais de 25 anos e ainda não foi asfaltado

Além de representar um risco para a saúde da população que reside no bairro, a péssima qualidade das ruas também é prejudicial ao bolso da população que além de pagar impostos para patrocinar as melhorias que não vem, seus veículos são frequentemente danificados pelas más condições de trafegabilidade das ruas. As valas e buracos já danificaram muitos veículos que por ali passaram, como contou Ramires.

 

Muitos motoristas pensam duas vezes antes de entrar nas ruas de terra do Jardim Vitória. Durante a entrevista, o motorista de um veículo Uno tentou passar pelo local. Ele saiu da avenida, que é asfaltada, e andou poucos metros pelos buracos da rua. Mudou de ideia, manobrou e foi embora procurar outra rota para chegar ao seu destino.

 

O problema não é exclusividade do Bairro Jardim Vitória. Existem muitos outros na mesma situação, como Jardim Florianópolis e Jardim Industriário que completam mais de 25 anos de fundação e seus moradores ainda padecem com ruas sem asfalto.

 

Resposta da Prefeitura de Cuiabá

 

O secretário de obras do município, Vandelúcio Rodrigues da Silva, ressaltou que foi lançado o projeto "Minha Rua Asfaltada" que irá tratar do saneamento básico em alguns bairros da cidade. Os trabalhos serão iniciados nos bairros Jardim Vitória, Jardim União e Jardim Florianópolis. Neste último, algumas máquinas já estão trabalhando para que seja realizada a pavimentação. Além dos bairros citados, serão contemplados também Dr. Fábio I e II, Altos da Serra I e II, Ribeirão do Lipa, Jardim Imperial II e o Residencial Nico Baracat.

 

Jessica Bachega/Hipernotícias

RUAS JARDIM industriario

 Rua do bairro Jardim Industriário

"Assuminos agora a gestão e já lançamos esse projeto. São apenas os primeiros quatro meses de uma gestão de quatro anos e há muitos bairros para serem asfaltados. Temos recursos já em caixa para iniciar os trabalhos nesses bairros. Mas em maio o junho já lançaremos outro pacote que irá beneficiar outras regiões de Cuiabá", declara o secretário.

 

Cuiabá conta com cerca de 200 bairros sem sem asfalto. "Foram muitos prefeitos que passaram por Cuiabá e deixaram esses bairros para trás. Nós acabamos de assumir e queremos mudar isso", ressalta.,

 

Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Jessica Bachega/Hipernotícias
Credito: Jessica Bachega/Hipernotícias
Credito: Jessica Bachega/Hipernotícias
Avalie esta matéria: Gostei +3 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto




1 Comentários

joaoderondonopolis - 21/05/2017

Os moradores de Cuiabá que passam por uma situação vexatória desta, deveriam chamar a rede globo e fazer um trabalho em Cuiabá, filmando todas as ruas desta situação e mostrar para o mundo. Só assim as autoridades tomariam vergonha na cara. E, tem mais cabe aos moradores que pagam IPTU entrarem na justiça e requerer "indenização por danos morais e materiais"

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA