A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (4), a partir das 8h, um mutirão de exames de ultrassonografia de mama e transvaginal. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa 2025, voltada à conscientização sobre o diagnóstico precoce e à prevenção do câncer de mama.
Segundo o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Israel Paniago, os mutirões ocorrerão em quatro sábados ao longo do mês, com capacidade para atender entre 30 e 35 pacientes por dia. Além disso, os exames serão ofertados regularmente durante a semana, nos turnos matutino e noturno. A previsão é de que o Hospital São Benedito realize 320 ultrassonografias de mama e 190 transvaginais ao longo da campanha.
A Secretaria Municipal de Saúde, sob gestão da secretária Danielle Carmona, também disponibilizará 1.051 exames adicionais de mamografia, além da oferta mensal habitual. No total, serão realizados 2.561 exames extras, incluindo mamografias, ressonâncias de mama, ultrassonografias e exames transvaginais.
A programação contempla ainda ações de vacinação e cuidados especializados, com atuação conjunta entre a Atenção Primária e a Rede de Atenção Integral.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificaram a coleta do exame de Papanicolau (CCO), essencial para a prevenção do câncer do colo do útero. A UBS Ilza Terezinha Picolli, por exemplo, realizará ações específicas na próxima terça-feira (7), a partir das 8h, com ampliação dos dias de coleta para atender melhor a população feminina.
De acordo com a secretária adjunta de Atenção Primária, Cinara Thais Silva de Brito Sobrinho, o exame de CCO é parte da rotina das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e é oferecido regularmente por profissionais capacitados. A recomendação é que mulheres entre 25 e 59 anos realizem o exame periodicamente.
No dia 18 de outubro, será promovida uma mobilização geral com oferta de exames de Papanicolau, solicitação de mamografias e práticas integrativas voltadas ao bem-estar físico, mental e emocional. A ação ocorrerá em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), junto ao "Dia D" de vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos.
Nos dias 16 e 18 de outubro, o Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (CETEM) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) realizarão atividades especiais. No dia 16, às 7h, haverá palestra sobre prevenção, autocuidado e diagnóstico precoce no CEM do Centro. No dia 18, no CEM do Coxipó, das 8h às 16h, estão previstas rodas de conversa, massagens relaxantes, consultas com ginecologista e mutirão de planejamento familiar.
Durante todo o mês, equipes multiprofissionais atuarão nas Salas Acolher + Saúde, criadas para oferecer apoio e orientação a mulheres em situação de violência. As salas estão localizadas nas USFs dos bairros CPA IV, Jockey Club, Grande Terceiro e Ribeirão da Ponte.
A programação também inclui capacitações para profissionais da saúde. Nesta sexta-feira (3), às 15h, será realizada uma palestra transmitida pelo canal Tele Educa Mato Grosso e pelo Google Meet, com a oncologista Draklê Modesto, abordando cuidados bucais em pacientes com câncer de mama e de colo do útero. No dia 15 de outubro, às 8h30, haverá nova palestra no auditório do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), com foco no atendimento integral às pacientes oncológicas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.