Com um dos maiores potenciais de biodiversidade do Brasil, Mato Grosso marcou presença na Global BirdFair 2025, realizada entre os dias 11 e 13 de julho, em Rutland, no Reino Unido. Considerada a maior feira mundial dedicada à observação de aves e à conservação ambiental, o evento reuniu especialistas, operadores e entusiastas do ecoturismo de diversos países.
A participação teve como principal objetivo fortalecer a presença de Mato Grosso no turismo internacional de natureza e consolidar o estado como destino de safári sul-americano e de observação de aves (birdwatching).
O estado abriga três biomas, Pantanal, Cerrado e Amazônia, e possui mais de 900 espécies de aves registradas, o que o torna um dos locais mais promissores para essa modalidade de turismo. Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a superintendente de Política e Promoção do Turismo, Júlia Assis, destacou a receptividade dos visitantes ao potencial mato-grossense.
“Quando mostramos nossos biomas, a extensão territorial e a quantidade de espécies registradas, impressionamos. Mato Grosso tem tudo para atrair ainda mais turistas interessados em natureza e biodiversidade”, afirmou. O evento também evidenciou iniciativas já em andamento no estado, como o trabalho internacional do Cristalino Lodge, em Alta Floresta, que atua com operadores britânicos especializados em ecoturismo.
A participação na Global BirdFair integra uma agenda estratégica da Sedec, em parceria com a Embratur, para promover Mato Grosso no mercado externo. Em 2024, o número de turistas estrangeiros que chegaram diretamente ao estado aumentou em mais de 19%, tendência que continua forte em 2025.
Próxima parada: Nova York
A próxima etapa dessa estratégia será a Galeria Visit Brasil, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, em Nova York (EUA). O evento reunirá os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para promover o Pantanal como destino de safári sul-americano, com foco em espécies emblemáticas como onça-pintada, tamanduá-bandeira e lobo-guará, além de apresentar aos norte-americanos a cultura e a gastronomia regional.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.