O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) confirmou nesta segunda-feira (19) o envio de amostras para análise após suspeita de gripe aviária (H5N1) em uma propriedade rural do município de Nova Brasilândia, a 223 km de Cuiabá. A amostra foi coletada na última quinta-feira (15) e encaminhada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP).
O resultado normalmente leva cerca de 24 horas após o recebimento, mas pode atrasar devido à alta demanda nacional, especialmente após a confirmação de um foco da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A previsão é que o resultado esteja disponível entre quarta (21) e quinta-feira (22).
Desde sexta-feira (16), o Indea intensificou as ações de fiscalização e monitoramento para prevenir a entrada da gripe aviária em criações comerciais e de subsistência em Mato Grosso. O trabalho inclui inspeções em propriedades com aves de fundo de quintal, coletas de amostras em criações domésticas e aumento na vigilância sanitária em granjas e barreiras de transporte animal, especialmente para veículos vindos da região Sul.
Segundo o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, o Estado conta com 262 médicos veterinários treinados para atuar em casos suspeitos e reforçar a segurança da produção avícola de Mato Grosso. “Estamos atentos e reforçando todas as medidas para impedir a entrada da doença nos plantéis do estado”, afirmou Tomazele.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.