A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta semana à campanha Julho Amarelo 2025, voltada à conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais. A iniciativa faz parte do calendário nacional de enfrentamento da doença e marca julho como mês de mobilização, com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais celebrado em 28 de julho.
Hoje, 120 pacientes estão em tratamento na rede municipal, sendo 56 homens e 64 mulheres. Ao longo do mês, diversas unidades de saúde da capital realizarão ações educativas, vacinação e testagens rápidas para detecção das hepatites.“As hepatites virais são doenças silenciosas, mas potencialmente fatais, pois podem levar a cirrose e câncer de fígado.
Reforçar a prevenção, incentivar o diagnóstico precoce e orientar a população são medidas essenciais para salvar vidas”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio.
OBJETIVOS
Conscientizar sobre os diferentes tipos de hepatites virais, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento; Estimular a prevenção com a vacinação contra hepatite B, o uso de preservativos e a adoção de boas práticas de higiene e saneamento; Incentivar o diagnóstico precoce, especialmente em grupos de risco e divulgar a oferta de tratamento gratuito pelo SUS, capaz de evitar complicações graves.
CRONOGRAMA
05 de julho
Conscientização sobre hepatites virais e prevenção do câncer de cabeça e pescoço na USF Novo Paraíso 2.
Ações do Julho Amarelo nas USFs Tijucal, Planalto, Pedra 90 (1 e 2), Santa Amália/Jardim Araçá e CPA 4 e Arraiá da Saúde – Extra Muro Barreiro Branco.
12 de julho
Ações do Julho Amarelo nas USFs Novo Paraíso 1, Santa Terezinha, Terra Nova/Canjica, Nova Esperança, Ilza Pícolle, João Bosco Pinheiro, Residencial Coxipó 3, Parque Ohara, Parque Cuiabá, Jardim Industriário e na USF Coxipó do Ouro
Importância da campanha
As hepatites B e C, mais comuns no Brasil, podem evoluir sem sintomas, tornando o diagnóstico precoce fundamental para evitar danos graves ao fígado. A campanha “Julho Amarelo” cumpre papel estratégico para reduzir a incidência e mortalidade, ampliando o acesso à informação, à testagem e ao tratamento gratuito.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todas as ações são gratuitas e abertas à população. Interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para mais informações sobre testagens, vacinação e orientações.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.