O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensificou nesta sexta-feira (5) o combate aos incêndios florestais que ameaçam importantes áreas de preservação, como o Parque Estadual da Serra Azul e a Serra do Roncador, em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). Para conter as chamas, foram acionadas três aeronaves, criada uma Sala de Situação na serra e mobilizado apoio de brigadistas, Exército e produtores rurais com maquinário pesado.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Flávio Glêdson, o uso de aviões é estratégico para alcançar regiões de difícil acesso e dar mais segurança às equipes em solo. Apesar dos esforços, a estiagem prolongada, somada a altas temperaturas e ventos fortes, tem acelerado a propagação do fogo.
Paralelamente, o estado registrou 33 incêndios florestais em um único dia. Dois foram extintos e cinco estão controlados, sem risco de propagação. Ao todo, 112 focos de calor seguem monitorados, sendo 17 em terras indígenas. Desde o início do período proibitivo, já foram apagados 187 focos em 105 municípios.
A gerente do Parque Estadual da Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, reforçou a importância da prevenção. “Se você flagrar alguém colocando fogo, denuncie. Esse é o melhor apoio que podemos dar para proteger nossos parques”, destacou.
Denúncias de incêndios florestais podem ser feitas pelo 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.