O Governo de Mato Grosso manteve a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e avançou nove posições em relação ao ano anterior. O resultado, referente aos dados de 2024, destaca a transparência e a qualidade das informações contábeis e fiscais prestadas pelo Estado.
Desde a primeira edição, Mato Grosso ocupava a classificação B. Em 2024, com base nos dados de 2023, conquistou pela primeira vez a nota A, ficando em 13º lugar no ranking. Agora, em 2025, além de manter a nota máxima, subiu para o 4º lugar, alcançando um dos melhores desempenhos do país.
De acordo com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, o desempenho reforça o compromisso do Estado com a gestão fiscal, somando-se ao resultado da capacidade de pagamento (Capag), também avaliada pelo Tesouro Nacional.
Segundo a STN, em 2023 Mato Grosso atingiu 171.140 pontos, o que corresponde ao cumprimento de 98,92% das metas previstas — percentual superior ao registrado no ano anterior (95,93%).
O ranking avalia as informações enviadas pelos estados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), considerando quatro dimensões: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e a consistência entre Informações Contábeis e Fiscais. Mato Grosso obteve desempenho igual ou superior a 95% em todas as áreas analisadas.
O Ranking Siconfi é público e pode ser consultado no portal do Tesouro Nacional.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.