Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 14h:40

Tamanho do texto A - A+

Cúpula do DEM define candidatura própria e descarta apoio a Emanuel

Por: FERNANDA ESCOUTO

Sabrina Aiko

julio campos hnt

Júlio: "Apoiar Emanuel, só se ele se filiar ao DEM"

Lideranças do DEM em Mato Grosso se reuniram na noite desta quinta-feira (31), em Cuiabá, para definir os rumos da legenda nas eleições municipais de 2020. De acordo com um dos líderes da sigla, o ex-governador Júlio Campos, o DEM terá candidato próprio e não irá apoiar eventual candidatura à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a não ser que ele migre de partido.

“Vamos ter candidatura própria. Apoiar o Emanuel Pinheiro só se ele se filiar ao DEM e acho difícil ele ir, mas na política tudo é possível. Hoje sou DEM, mas amanhã posso não estar confortável e ir para outro partido. Isso faz parte da política”, destacou.

Os nomes cotados para disputar a prefeitura da Capital são do presidente estadual do DEM, Fábio Garcia e dos secretários estaduais Gilberto Figueiredo e Mauro Carvalho, Saúde e Casa Civil, respetivamente.

“Ontem foi discutido e decidido que, em princípio, nós temos pretensão de fazer 40 prefeitos. Hoje, temos 27 prefeitos filiados no DEM e queremos subir esse número. Ficou decido também que algumas cidades terão candidaturas próprias: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Pontes e Lacerda”, disse Júlio ao HNT/Hipernotícias, nesta sexta-feira (1).

“O Mauro Mendes entende que ele tem que ter um candidato próprio na Capital, pois ele foi prefeito de Cuiabá e agora é governador, então o partido tem que ter candidatura própria. Não ficou definido nomes, em princípio temos três: Fábio Garcia, Mauro Carvalho e Gilberto Figueiredo. Mas podem surgir outros nomes para o possível enfretamento ao atual prefeito Emanuel Pinheiro”, completou.

Um possível apoio à reeleição do prefeito está sendo ventilado nos bastidores. O próprio emedebista afirmou em entrevistas recentes que a sua candidatura teria a ‘simpatia’ dos irmãos Campos e também do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho.

“Nós temos amizade com o Emanuel e não é de hoje. Amizade sincera, não é falsa. Mas, politicamente o partido tomou uma decisão e como somos homens de partido cumprimos regras partidárias”, rebateu Júlio.

Júlio Campos também disse ainda ao site que a resposta definitiva sobre quem irá representar a sigla na disputa do Palácio Alencastro será dada até março do ano que vem.

“A partir do ano que vem, até março teremos definido os nomes de quem vai disputar à Prefeitura de Cuiabá. Temos um prazo, porque se for um dos secretários, eles precisam se afastar do cargo até dia 30 de março”, pontuou Júlio, destacando que uma confraternização partidária, com todos os diretórios municipais do DEM, será realizada em dezembro.

Além de Mendes e Júlio, participaram do encontro desta quinta-feira: o presidente estadual do partido, Fábio Garcia, o senador Jayme Campos, o deputado Dilmar Dal Bosco, o suplente de deputado federal Adriano Silva, o ex-vereador Domingos Sávio, o presidente do DEM municipal, Beto 2 a 1 e os secretários estaduais Mauro Carvalho e Gilberto Figueiredo.

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei - 1



3 Comentários

Yuri - 02/11/2019

Preparem os eleitores de Cuiabá, com essa decisão do Mauro Mendes vetar a coligação do DEM com o MDB , vai haver dissidencia no partido, o grupo dos Campos, vão apoiar a reeleição do Emanuel.Aguarde..

Keiza Okamoto - 02/11/2019

Concordo plenamente com Everaldo Moraes, parece brincadeira a atitude do Mauro Mendes, querer impor aos eleitores do DEM de Cuiabá, candidatos semi-fantasma,que estão totalmente ausente do dia a dia do politica da Capital, para ser candidato a Prefeito, como Fabio Garcia,que nem mora aqui hoje, Gilberto Figueiredo um tecnocrata sem nhenhuma sensibilidade politica e o tal Mauro Carvalho, recentemente denunciado pelo MPF como envolvido até o gogó com as corrupções do Blairo/BIC. Se que esse cara não quer acabar com a força de DEM, os Campos tem que reagir.

Everaldo Moraes - 01/11/2019

E' podem anotar : esses 3 nomes citados como provaveis candidatos do DEM a Prefeitura de Cuiaba'( Fabio, Gilberto e Mauro) nao decolam nem a pau, o unico nome no DEM que presta para uma disputa desse nivel e' do proprio Julio Campos, que ja' e' eleitor de Cuiaba' e tem um pouco de prestigio e liderança politica na Capital, o outro seria o Roberto França. Os outros 3 nada estao com nada.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA