Quarta-Feira, 17 de Abril de 2019, 11h:12

Tamanho do texto A - A+

Botelho oficializa afastamento e Janaina Riva assume presidência da ALMT

Por: LEONARDO HEITOR

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (DEM), oficializou seu afastamento da Casa na manhã desta quarta-feira (17). O parlamentar se licenciou do cargo por 120 dias, sem remuneração, para tratar de assuntos particulares. Com isso, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) assume a presidência da ALMT. Ela será a primeira parlamentar mulher a comandar o Legislativo estadual.

Leonardo/HiperNotícias

Afastamento Botelho

Deputado Eduardo Botelho se afasta da presidência da ALMT e Janaína Riva assume por 120 dias

Na vaga de Botelho no parlamento, assumirá a cadeira o vereador por Cuiabá, Toninho de Souza (PSD). A transmissão do cargo para Janaína foi feita de forma simbólica, durante a sessão da manhã desta quarta, na Casa. Um detalhe, no entanto, chamou atenção: O presidente da ALMT vestia uma camisa rosa.

Em seu discurso, Botelho homenageou diversas deputadas que passaram pela ALMT em todas as legislaturas e destacou que esta quarta-feira entrará para a história da Casa. Ele finalizou seu discurso brincando com a parlamentar, destacando a importância das mulheres e afirmando que, em breve, serão 23 deputadas no Legislativo estadual, além dele.

“Quero dizer que este é um momento de extrema alegria para mim e todos da Casa. Estamos escrevendo uma história importantíssima nesse parlamento. Pela primeira vez, em 19 legislaturas, uma mulher assumirá o comando desta Casa, de forma oficial. Ela é, não somente a representante das mulheres neste parlamento, mas também filha deste Estado”, afirmou Botelho.

Janaina, já de posse da cadeira de presidente da ALMT, se emocionou ao assumir o cargo, destacando a simbologia histórica da posse e a importância da família em sua trajetória como parlamentar. Ela agradeceu os colegas de parlamento e brincou com Eduardo Botelho, afirmando que cuidará da Casa e a deixará em ordem.  

“Pode ficar tranquilo, Botelho, que a Casa ficará em ordem. É a primeira vez que, em 134 anos, uma mulher assume a presidência da ALMT. Assumo este desafio de cabeça erguida e, humildemente, assim como quando vim para cá, quatro anos atrás, o povo quer respostas cada vez mais rápidas. Muito obrigada a todos pela confiança”, disse a deputada, citando sua família ao final, de forma emocionada.

A sessão desta quarta-feira foi rápida, com a realização inclusive de uma reunião extraordinária, antecipando assim a prevista para a tarde de hoje. Uma série de projetos foram votados na Casa, entre eles o que prevê a Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores do Ministério Público Estadual (MPE), que foi aprovado em primeira votação.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei







Mais Comentadas



ESTÚDIO HIPER
16º FESTIVAL DAS FLORES CUIABÁ 2019

INFORME PUBLICITÁRIO - GOV Conscientização no Trânsito

Prefeitura de VG - Aniversário de Várzea Grande 152 anos