A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, interditou pela terceira vez uma clínica de estética no bairro Jardim Petrópolis, em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (22).
Durante a fiscalização, foram encontrados um cilindro de ozônio e equipamentos utilizados em procedimentos estéticos escondidos em fundos falsos de armário e gaveta. Também foram localizados tubos contendo sangue de uma paciente, que, segundo as investigações, poderiam ser reinjetados.
LEIA MAIS: Polícia fecha clínica de estética que usava produto banido no Brasil e remédios vencidos
Nos fundos da clínica, em um cômodo isolado, os agentes apreenderam um frasco de Benzetacil e uma caixa com 100 unidades do antibiótico Ceftriaxona, das quais 84 estavam fechadas. A suspeita é de que a responsável, fisioterapeuta, realizava aplicações diretas em pacientes, prática restrita a médicos.
A Vigilância Sanitária determinou a interdição total da clínica, enquanto a Decon prossegue com as investigações. A proprietária será intimada a prestar novos esclarecimentos no inquérito que apura exercício ilegal da medicina.
Histórico de interdições
Na primeira interdição, em março deste ano, fiscais encontraram uma geladeira com tubos de sangue coletados de pacientes sem identificação, usados em procedimentos de Plasma Rico em Plaquetas (PRP). A técnica exige protocolos rígidos de biossegurança e execução por profissionais habilitados.
Em setembro, a responsável gravou vídeo em redes sociais exibindo documentos e afirmando possuir autorização para funcionamento, apesar de o local ter sido alvo de fiscalizações e interdições anteriores.
Riscos à saúde
Segundo o delegado da Decon, Rogério Ferreira, procedimentos invasivos feitos por profissionais não habilitados representam riscos graves, como trombose, embolia, necrose, infecções e transmissão de doenças como HIV e hepatites. A orientação é que a população procure sempre clínicas regularizadas e desconfie de serviços sem respaldo da Vigilância Sanitária.
LEIA MAIS: Saiba quais empresas foram fechadas pela Vigilância Sanitária em Cuiabá
Denúncias
Denúncias contra clínicas irregulares podem ser feitas na Decon, localizada no Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, ou pelo telefone 197. Também é possível registrar ocorrência em qualquer delegacia do estado ou pela Delegacia Digital (delegaciadigital.pjc.mt.gov.br).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.