"Não há encontro planejado" entre os dois líderes, disse Lavrov em entrevista à NBC. Na segunda-feira, 18, Trump havia publicado na Truth Social que conversou com Putin e deu início aos preparativos para uma cúpula em local ainda a ser definido. Ele acrescentou que participaria depois de uma reunião trilateral.
Nos últimos dias, cresceram as dúvidas sobre o comprometimento de Moscou com os esforços de paz liderados pelos EUA, já que autoridades russas levantaram objeções a pontos centrais das propostas iniciais. Segundo a Associated Press, Lavrov afirmou na quinta-feira, 21, que Putin está disposto a se reunir com Zelenski para discutir termos de paz, mas apenas depois de questões-chave serem resolvidas previamente por autoridades de alto escalão. Esse processo pode se estender, já que os dois lados continuam bastante distantes.
A Ucrânia reivindica garantias de segurança para se defender de qualquer eventual ataque russo após um cessar-fogo, e autoridades dos EUA e da Europa correm para elaborar propostas detalhadas de como isso poderia funcionar. No entanto, a AP pontua que Lavrov disse no início da semana que definir arranjos de segurança para a Ucrânia sem a participação de Moscou seria inútil.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.