Foi escolhido nesta quinta-feira (8) o sucessor do Papa Francisco, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que o próximo pontífice já foi escolhido. A decisão ocorre após cinco rodadas de votação entre os 133 cardeais com direito a voto no Conclave. Robert escolheu o nome Leão, sendo chamado agora de Papa Leão XIV.
Robert Francis Prevost, de 69 anos de idade, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955. O cardeal é o primeiro Papa norte-americano a ser eleito para o cargo de maior poder da Igreja Católica. Prevost era próximo ao Papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril.
Prevost é conhecido por ser um cardeal reservado e equilibrado.
O novo Papa é formado em Direito Canônico, e atuava desde 2023 como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, órgão da Cúria Romana (o "governo central" da Igreja Católica no Vaticano), responsável por ajudar o Papa na escolha e supervisão dos bispos do mundo inteiro. Como prefeito do Dicastério, Robert ajudava e aconselhava diretamente o Papa Francisco. Na América Latina, que é a região com o maior número de católicos do mundo, a comissão que ele liderava tem um papel estratégico para o Vaticano.
Robert fala fluentemente inglês, espanhol, italiano, francês e português, e atuava próximo aos marginalizados e migrantes no Peru, muito apreciados por Francisco.
Mais informações em instantes
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.