De acordo com o jornal A Bola, de Portugal, há um interesse mútuo entre as partes para um acordo ainda nesta semana. Recentemente, o Benfica anunciou a saída de Bruno Lage, ex-treinador do Botafogo, do comando técnico. No último mês, o português foi responsável por eliminar o Fenerbahçe da fase preliminar da Champions League - e, consequentemente, resultar na queda de Mourinho.
"Hoje chegamos a um acordo com Bruno Lage para deixar de ser treinador do Benfica. Em relação ao próximo treinador, contamos que já tenhamos o novo nome no banco na Vila das Aves, no próximo sábado", afirmou Rui Costa nesta quarta-feira. A troca no comando acontece após tropeço do Benfica na estreia da Champions League. Depois de abrir 2 a 0 contra o Qarabag do Azerbaijão, sofreu a virada, em pleno Estádio da Luz, por 3 a 2.
Ao deixar o CT do Benfica, Lage já falou abertamente sobre a possibilidade de Mourinho sucede-lo no comando técnico. "Não sei se as notícias se confirmam, se será Mourinho ou não. O mais importante é que é um homem que conhece muito bem o Benfica, jogou três vezes contra esta equipe, elogiou muitas vezes o elenco, e dizia que eu era feliz", afirmou.
Contratado em 2024, Mourinho seria uma peça-chave do Fenerbahçe para recuperar o prestígio no futebol europeu. Entretanto, os resultados da última temporada dificultaram este plano. O vice-campeonato turco impediu que o clube garantisse vaga direta à Champions League. Além disso, foi eliminado ainda nas oitavas da Liga Europa.
A eliminação contra o Benfica, depois de empate por 0 a 0 em Istambul e derrota no Estádio da Luz, fez com que Mourinho deixasse o Fenerbahçe sem conquistar um título na Turquia. Esta foi a terceira demissão do treinador em quatro anos, somando-se à sua breve passagem pelo Tottenham, entre 2019 e 2021, e pela Roma, até 2024.
Identificado com o Porto, foi no Benfica onde Mourinho iniciou sua carreira como treinador. Em 2000, substituiu Jupp Heynckes, mas pouco conseguiu fazer à frente da equipe. Depois das eleições presidenciais no clube, o treinador foi substituído pelo também português Toni, em setembro daquele ano. Disputou apenas 11 jogos à frente do time.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.