Segundo um comunicado do governo, o ministro se reuniu com empresários em Hanói e incentivou companhias dos setores de energia, mineração, telecomunicações e aviação a serem "proativas" para ajudar o comércio entre os EUA e o Vietnã a atingir seu "grande potencial".
Nguyen Hong Dien também se encontrou com o embaixador dos EUA no Vietnã, Marc Knapper, para "promover o processo de negociação em andamento, visando resolver questões econômicas e comerciais bilaterais atuais", afirma o comunicado.
Em março, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, recebeu Nguyen Hong Dien em Washington e disse que o Vietnã precisava abrir mais seu mercado, compromisso que o governo em Hanói prometeu cumprir por meio da remoção de tarifas e o aumento das compras de produtos americanos.
O Vietnã está entre os países mais atingidos pelas chamadas "tarifas recíprocas" anunciadas por Trump há pouco mais de um mês. O déficit comercial dos EUA com o país asiático foi de quase US$ 124 bilhões no ano passado, menor apenas que os registrados contra a China e o México.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.