Segunda-feira, 06 de Maio de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,07
euro R$ 5,46
libra R$ 5,46

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,07
euro R$ 5,46
libra R$ 5,46

Economia Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012, 07:48 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012, 07h:48 - A | A

PESQUISA

Rico compra 1 de cada 4 carros do país; classe C lidera em cigarros

Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte do Pyxis Consumo

FOLHA.COM

imagem da internet

50% do consumo de todo cigarro estão entre famílias da classe C

A Classe A, formada por 2,6% das famílias do país, consome um quarto dos produtos financeiros (incluindo seguros, previdência e taxas bancárias) e dos veículos adquiridos no Brasil.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte do Pyxis Consumo, uma pesquisa de mercado do Ibope Inteligência, que mede o consumo de famílias em 51 grupos de produtos (excluindo gastos com aluguel, impostos e cursos extracurriculares, como os de inglês e computação).

No levantamento foi considerado o conceito de classe econômica da Abep (associação brasileira das empresas de pesquisa), que se chama critério Brasil. Por essa definição, pertencem à classe A as famílias com renda média mensal projetada para 2012 de R$ 10.400. As famílias da classe B, seguindo esse critério, têm renda familiar média mensal de R$ 3.800; as da classe C, de R$ 1.570; e as das classes D e E, de R $ 780.

A classe A, apesar da pouca representatividade no total das famiílias, responde por 16,2% do consumo total dos produtos pesquisados e detém 23,7% de toda a massa salarial.

CIGARROS

Com o crescimento real da renda, a ampliação do crédito e o ingresso de mais famílias na classe C --52,4% do total--, novos grupos de produtos começam a aparecer no consumo das pessoas incluídas nessa faixa de renda.

"Apesar de a maior parte da cesta ainda ser formada por produtos essenciais, como alimentação e vestuário, chama a atenção o fato de 50% do consumo de todo o cigarro (grupo de tabaco e acessórios) estar na classe C", diz Antonio Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios do Ibope Inteligência.

Formada por 52,4% das famílias, a classe C é responsável por 38,7% do consumo dos grupos pesquisados, com 26,9% da massa de salários disponível no país.

REGIÃO

A região Norte do país é a que tem maior potencial de expansão do consumo no Brasil, (26,5%) indica a pesquisa. Em seguida estão as regiões Nordeste (24,1%), Sul (19,7%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).

O Distrito Federal é o que apresenta, em média, os maiores gastos per capita do país --o custo de vida é 17% maior que em outros Estados.

Em relação à alimentação fora de casa, por exemplo, o gasto no Distrito Federal é de R$ 1.231,95 --per capita por ano. No Rio é de R$ 928,25 e, em São Paulo, R$ 926,84.

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Álbum de fotos

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros