Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro com vencimento em dezembro encerrou em alta de 1,08%, a US$ 3815,70 por onça-troy, após tocar US$ 3824,60 na máxima do dia.
Powell manteve o tom do discurso da semana passada, feito após decisão de política monetária, abrindo espaço para mais valorização do metal, diante da expectativa do mercado por novas reduções de juros - o que contribui para a atratividade da commodity.
Para analistas da TD Securities, o cenário econômico e político nos Estados Unidos está fazendo com que o preço do ouro continue subindo, já que o dólar norte-americano - moeda que mais é utilizada como reserva de valor - está se desvalorizando, perdendo essa função.
Os especialistas dizem, ainda, que o rally acontece "devido ao atual ciclo de flexibilização, aos desafios na credibilidade do Fed e ao prevalecente tema de "proteção contra os riscos ligados ao EUA".
A evolução de conflitos mundiais também afeta o valor do commodity no mercado, já que o ouro serve como reserva de segurança.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.