Os números refletem o impulso do novo modelo de consignado privado, o Crédito do Trabalhador, lançado pelo governo no fim de março. O saldo da modalidade cresceu 2,6% em junho, para um total de R$ 46,437 bilhões.
A taxa média de juros do consignado privado aumentou de 55,6% ao ano em maio (dado revisado) para 56,3% em junho. O governo espera que, com o Crédito do Trabalhador, o tomador migre para linhas com taxas mais baixas. O comportamento dos juros no consignado privado, porém, tem registrado alta neste primeiro momento, refletindo a adaptação de instituições financeiras à modalidade e o interesse pelo segmento.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou - com veto a três dispositivos - a conversão em lei do crédito consignado para trabalhadores do setor privado. Os vetos referem-se a trechos que, na prática, obrigavam o consentimento dos tomadores do consignado ao compartilhamento de dados nessas plataformas digitais e com serviços de proteção ao crédito. Segundo o Executivo, o texto pode triplicar o volume de crédito para trabalhadores do setor privado, para um total de R$ 120 bilhões.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.