O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,96%, a 547,03 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,52%, a 8.972,64 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 1,51%, a 24.370,93 pontos. Em Paris, o CAC 40 ganhou 1,29%, a 7.822,00 pontos.
A ABB teve ganho de 9,89% em Zurique, após a empresa de engenharia garantir lucro maior graças a encomendas trimestrais recordes. As ações das concorrentes francesa Schneider Electric e alemã Siemens tiveram altas de 7,73% e 4,08%, respectivamente. Já em Estocolmo, a Volvo Car caiu 1,93%, após a montadora divulgar resultados mistos, o que chegou a impulsionar os papéis na sessão.
O principal negociador da UE, Maros Sefcovic, embarcou para Washington nesta quarta, 16, para discutir tarifas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante comercial do país, Jamieson Greer. "Líderes europeus concordaram em retaliar caso as tarifas americanas de 30% se concretizem. Possíveis medidas incluem impostos sobre gigantes da tecnologia americanas, restrições específicas a investimentos americanos na UE e acesso limitado para empresas americanas concorrerem a contratos públicos europeus", aponta Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank. Por sua vez, vez "veremos se Trump se acovarda - e se isso desencadeia uma correção do mercado", sugere.
O CPI da zona do euro acelerou levemente para 2% em junho, ficando em linha com a meta oficial do Banco Central Europeu (BCE). O núcleo da inflação da zona do euro deverá desacelerar de 2,3% na taxa anual de junho para 2% até o fim deste ano, apoiado por preços de serviços mais baixos, estima a Capital Economics. "O BCE parece determinado a manter as taxas inalteradas na reunião da próxima semana, e o corte de juros que planejamos para setembro está longe de ser uma decisão tomada. O mercado de trabalho está se recuperando, mas ainda está aquecido, e a atividade econômica parece estar se mantendo razoavelmente bem. O BCE se sentirá confortável em fazer uma pausa e não revelará nada sobre seus prováveis próximos passos", projeta a consultoria.
Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,92%, a 40.128,70 pontos. Em Madri, o Ibex35 teve alta de 0,78%, a 13.994,50 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 0,02%, a 7.695,57 pontos.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.