O administrador do mesmo partido do governador Silval Barbosa foi pedir prioridade do governo para duplicar a rodovia, no trecho entre a entrada da cidade e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O trecho entre Jangada (80 Km de Cuiabá) e Tangará da Serra tem registro de mortes, como conta pessoas da comunidade.
"Aproveitando minha visita em Cuiabá e péla situação dificultosa da MT-358, aproveitei para reunir com secretário para que seja investido na duplicação do trecho da Unemat até a entrada da cidade", afirmou o prefeito antes da reunião com o secretário nesta tarde. Para se chegar a Tangará a partir de Cuiabá, há ainda a MT-246 e MT-343.
O secretário tinha adiantado informalmente ao prefeito que as estradas em Mato Grosso realmente "estão difíceis" e deixou a entender que teria outras prioridades.
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Além da MT-358, a emissora defende o asfaltamento da MT-339, que liga o município a Cáceres. "Nós temos um compromisso firme e inabalável com a população de Tangará da Serra e região. E vamos trabalhar firmemente em favor dos interesses da sociedade, buscando as melhorias e respeito que Tangará merece", conta José Carlos Dias, diretor Executivo da Band FM de Tangará.
No caminho, uma rodovia que coloca em perigo condutores, pessoas e comunidades à beira da estrada.
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No trecho entre Cuiabá e Tangará da Serra, há asfalto recente “esfarelado”, enormes buracos contínuos na pista, falta de acostamento e mato junto à pista. E o agravante, como relatam alguns condutores e comunidades: a falta de torres de celular dificulta a comunicação.
COMUNIDADE
No Distrito de Bauxi, no município de Rosário Oeste, o autônomo e pequeno agricultor familiar, Anselmo Colombo, relata que em 2008 foi preciso fechar a rodovia para chamar a atenção de autoridades. Há 30 anos ele está na região. “Trancamos aqui por quase um dia. Aí veio pessoal de Cuiabá”.
Marcos Lopes/HiperNotícias |
Anselmo Colombo: fechamento de rodovia após morte de menina de 8 anos para pressionar autoridades |
“Um carro de passeio matou em 2008 uma menina de 8 anos. Aí fechamos”, argumenta Anselmo sobre o gesto extremo de interromper a circulação. Ele planta para subsistência mandioca e banana.
A duplicação da entrada de Tangará da Serra que autoridades propõem, de cerca de 20 Km, tem orçamento aproximado de R$ 20 milhões. De acordo com o que apurou a reportagem, a obra tem previsão de começar a ser feita ainda neste primeiro semestre, após o período de chuva.
Em uma reunião em maio de 2010, o governador Silval Barbosa recebeu uma comissão de pessoas da cidade, formada por políticos, agricultores, professores e técnicos da Unemat. Na ocasião, disse não haver projeto e nem orçamento para duplicar a rodovia no trecho solicitado.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) já estima perdas de R$ 1 bilhão devido à má conservação das estradas em todo o Estado.
GOVERNO
O secretário, informa à reportagem, via assessoria, que está em reunião nesta tarde com o prefeito de Tangará da Serra. “O secretário vai se reunir com o prefeito e fazer uma parceria de tapa-buraco urgente na região”, relata a porta-voz da secretaria, sem detalhar previsão de início da operação.
Em todo Mato Grosso, acrescenta a assessoria, o governo estadual fará reunião com prefeitos de cada região polo.
NORTÃO
Rodovias não pavimentadas, como a MT-220, no Norte do Estado, que liga os municípios de Sinop a Juara, ficaram intransitáveis, com atoleiros, em função de chuva dos últimos 45 dias e transbordamento de rios para rodovias não pavimentadas.
O governo informa ainda ter asfaltado 41 Km no ano passado. A via liga o Vale do Arinos à rodovia federal BR-163, em trecho de 150 Km.
Compõem a região do vale os municípios de Juara, Nova Maringá, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, São José do Rio Claro e Tabaporã.
De acordo com dados da Setpu, a secretaria investiu R$ 2 milhões em 2011 na MT-220. Outro trecho crítico de rodovia em Mato Grosso é na ligação entre Porto dos Gaúchos, Castanheira, Juruena e Aripuanã, no extremo Norte do Estado.
(Atualizada às 16h58)