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Especial Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, 16:44 - A | A

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Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, 16h:44 - A | A

Sistema viário caótico

Conservação precária da MT-358 obriga secretário de governo a se reunir com prefeito de Tangará da Serra

Administrador da cidade foi pedir tapa-buraco e duplicação da rodovia estadual da entrada da cidade à Unemat

KARINE MIRANDA e JONAS DA SILVA/Enviado a Tangará

A situação de perigo na rodovia estadual MT-358, parte da ligação entre Cuiabá e Tangará da Serra (239 Km a sudoeste de Cuiabá), obrigou o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio Oliveira, a se reunir nesta tarde com o prefeito da cidade, Fábio Junqueira (PMDB), para tomada de providência.
 
O administrador do mesmo partido do governador Silval Barbosa foi pedir prioridade do governo para duplicar a rodovia, no trecho entre a entrada da cidade e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O trecho entre Jangada (80 Km de Cuiabá) e Tangará da Serra tem registro de mortes, como conta pessoas da comunidade.

"Aproveitando minha visita em Cuiabá e péla situação dificultosa da MT-358, aproveitei para reunir com secretário para que seja investido na duplicação do trecho da Unemat até a entrada da cidade", afirmou o prefeito antes da reunião com o secretário nesta tarde. Para se chegar a Tangará a partir de Cuiabá, há ainda a MT-246 e MT-343.

O secretário tinha adiantado informalmente ao prefeito que as estradas em Mato Grosso realmente "estão difíceis" e deixou a entender que teria outras prioridades.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Em parte da rodovia, próximo aos municípios de Nova Olímpia e Denise, há asfalto "esfarelado"

A reportagem do HiperNotícias percorreu nesta quinta-feira (14), em parceria com a Band FM Tangará, a rodovia que liga a capital de Mato Grosso à cidade, a sexta mais importante do Estado. A emissora desde o início da sua atividade na região tem defendido a duplicação da rodovia, fundamental para consolidar a cidade como centro de comercial da região.

Além da MT-358, a emissora defende o asfaltamento da MT-339, que liga o município a Cáceres. "Nós temos um compromisso firme e inabalável com a população de Tangará da Serra e região. E vamos trabalhar firmemente em favor dos interesses da sociedade, buscando as melhorias e respeito que Tangará merece", conta José Carlos Dias, diretor Executivo da Band FM de Tangará.

No caminho, uma rodovia que coloca em perigo condutores, pessoas e comunidades à beira da estrada.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Condutores e comunidades reclamam de verdadeiras "panelas" ao longo da rodovia, como no Distrito de Bauxi, em Rosário Oeste

A rodovia mostra mais uma face da falta de manutenção de vias no Estado, como ocorre desde antes do carnaval com rodovias do Norte do Estado, como a MT-220, como muito atoleiro de chuva e transbordo de rios.

No trecho entre Cuiabá e Tangará da Serra, há asfalto recente “esfarelado”, enormes buracos contínuos na pista, falta de acostamento e mato junto à pista. E o agravante, como relatam alguns condutores e comunidades: a falta de torres de celular dificulta a comunicação.

COMUNIDADE

No Distrito de Bauxi, no município de Rosário Oeste, o autônomo e pequeno agricultor familiar, Anselmo Colombo, relata que em 2008 foi preciso fechar a rodovia para chamar a atenção de autoridades. Há 30 anos ele está na região. “Trancamos aqui por quase um dia. Aí veio pessoal de Cuiabá”.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Anselmo Colombo: fechamento de rodovia após morte de menina de 8 anos para pressionar autoridades

Ele informa ainda que após a pressão é que foi construído quebra-molas nos dois sentidos e redutores de velocidade.

“Um carro de passeio matou em 2008 uma menina de 8 anos. Aí fechamos”, argumenta Anselmo sobre o gesto extremo de interromper a circulação. Ele planta para subsistência mandioca e banana.

A duplicação da entrada de Tangará da Serra que autoridades propõem, de cerca de 20 Km, tem orçamento aproximado de R$ 20 milhões. De acordo com o que apurou a reportagem, a obra tem previsão de começar a ser feita ainda neste primeiro semestre, após o período de chuva.

Em uma reunião em maio de 2010, o governador Silval Barbosa recebeu uma comissão de pessoas da cidade, formada por políticos, agricultores, professores e técnicos da Unemat. Na ocasião, disse não haver projeto e nem orçamento para duplicar a rodovia no trecho solicitado.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) já estima perdas de R$ 1 bilhão devido à má conservação das estradas em todo o Estado.

GOVERNO

O secretário, informa à reportagem, via assessoria, que está em reunião nesta tarde com o prefeito de Tangará da Serra. “O secretário vai se reunir com o prefeito e fazer uma parceria de tapa-buraco urgente na região”, relata a porta-voz da secretaria, sem detalhar previsão de início da operação.

Em todo Mato Grosso, acrescenta a assessoria, o governo estadual fará reunião com prefeitos de cada região polo.

NORTÃO

Rodovias não pavimentadas, como a MT-220, no Norte do Estado, que liga os municípios de Sinop a Juara, ficaram intransitáveis, com atoleiros, em função de chuva dos últimos 45 dias e transbordamento de rios para rodovias não pavimentadas.

O governo informa ainda ter asfaltado 41 Km no ano passado. A via liga o Vale do Arinos à rodovia federal BR-163, em trecho de 150 Km.

Compõem a região do vale os municípios de Juara, Nova Maringá, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, São José do Rio Claro e Tabaporã.

De acordo com dados da Setpu, a secretaria investiu R$ 2 milhões em 2011 na MT-220. Outro trecho crítico de rodovia em Mato Grosso é na ligação entre Porto dos Gaúchos, Castanheira, Juruena e Aripuanã, no extremo Norte do Estado.

(Atualizada às 16h58)

Álbum de fotos

Marcos Lopes/HiperNotícias

Marcos Lopes/HiperNotícias

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