A agecopa admitiu em junho passado, menos de dois meses antes do Governo de Mato Grosso oficializar a troca do BRT pelo VLT, que não conhecia o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos, e que a decisão da troca foi política. A informação consta do depoimento do Analista do Ministério das Cidades Higor Guerra ao Ministério Público Federal na última sexta-feira, 25.11.
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Depoimento do Analista Higor Guerra, do Ministério da Cidades, ao MPF publicado pelo Estadão. CLIQUE NA IMAGEM E LEIA NA ÍNTEGRA. |
“Na ocasião, os técnicos da Agecopa reconheceram que não tinham conhecimento técnico sobre o projeto de VLT, e que a decisão de sua implantação havia sido política, tendo lhe sido repassada a missão de implantar o VLT. Na mesma reunião foi dito que havia um estudo de viabilidade que baseou a decisão do Governo do Estado. Assim, ficou decidido que o Ministério das Cidades iria solicitar formalmente à Agecopa toda a documentação que subsidiou a decisão”, diz trecho do depoimento.
Segundo Guerra, a solitação foi encaminhada em 4 de julho, reafirmada em 12 de julho, mas os estudos, que depois foram reprovados pelo próprio Higor Guerra, só chegaram no dia 27 de julho. No dia 02 de agosto, durante audiência pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para debater os modais, o então diretor de Infraestrutura da extinta Agecopa, Carlos Brito, também reclamou de público que não conhecia o projeto. A resposta do presidente da autarquia na época, Eder de Moraes, hoje Secretário da Copa, foi de que havia níveis de informação estratégicos, e que os estudos eram sigilosos.
Helena Santos 28/11/2011
Foi política mas por motivo de ladroagem. Alias, onde tem Riva( eseus puxa sacos internautas) tem jogo sujo, pilantragem, corrupção. Sou usuária do transporte coletivo e quero os BRTs que vão facilitar minha vida. O resto é de quem não entende nada de andar de onibus
Elona Gay 28/11/2011
ÓBVIO QUE A ESCOLHA FOI POLITICA,ASSIM COMO FOI A ESCOLHA DE CUIABA COMO SUB-SEDE. QUAL O PROBLEMA? ACHO MELHOR O NOBRE JORNALISTA PEGAR NO PE DE ÉDER EM PUTRO ASSUNTO.
silvio arruda 28/11/2011
bom dia.veja tudo começa com a visita de constanti dono gool transporte aéreo na agecopa na época que BRAIRO éra suposto governador.alguns da agecopa deitava e rolava naquéla instituição.então o dono gool estava com o projeto do BRT no bolso e tambem alguns membro da agecopa.no BRT foi garitido empenho para aprovação.nois coredores da agecopa tudo éra fésta na época falava 22 milhoes de agrado alguns membro da agecopa.agora se isso for verdade.veja que erascada esse diretores si meteram.pois o dono da gool é o mesmo que esta com a prisão decretada pela morte de um cidadaõ por grilagem de terra em BRASILIA.se ele matou por causa de terra emagina se for tirado o BRT da parada.depois que lhe deram agarantia de aprovação e execução DO BRT.DURMA-SE COM UM BARULHO DESSE.
Ze Petete 27/11/2011
Como esse Eder tem puxa-saco, vôte! O cara só faz lambança e ainda encontra quem o defenda. Não para de mostrar os podres desse aí, hipernoticias. O povo o agradece.
Julian 27/11/2011
A decisão foi política sim, como toda decisão de governo. O gestor não se obriga a acatar parecer de analistas, ate pq esse Higor faz lobby do BRT. E o site endossa todas as mentiras do estadao. O collon e o kleber SAo a mesma (trecho vetado por conter palavrão)
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