A tentativa do Partido dos Trabalhadores (PT) em por fim a crise interna entre os defensores da candidatura do juiz federal Julier Sebastião da Silva e os que apoiam a candidatura do ex-vereador Lúdio Cabral (PT), parece que está longe de um final feliz. Isso porque no encontro estadual que acabou no início da tarde de hoje (16), protelou a decisão sobre a realização de prévias ou não, para o próximo dia 29 de março. Lúdio já avisou que não recuará da candidatura e vem ganhando mais apoio internamente da legenda.
No início da reunião, o ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT), chamou Lúdio para fora da sala de reunião e ficou conversando por cerca de 20 minutos. Logo após, todos os dirigentes que apoiam a candidatura do ex-vereador saíram do local da reunião e se reuniram com Lúdio. Já durante a reunião os dirigentes aprovaram praticamente a mesma resolução que foi aprovada no último encontro em janeiro, por 40 votos a três.
No final, aprovaram outra reunião para decidirem se a escolha das candidaturas do partido será através de prévias ou de encontro de delegados, para o dia 29 deste mês. O indicativo tirado é para que a escolha dos candidatos seja aprovada pelos 230 delegados aptos a votarem.
|
Nos bastidores a informação que corre é que a tentativa de se aprovar a não realização de prévias foi apresentada ao ex-vereador, porém foi negada, até que a direção apresente a lista de delegados que estão aptos a votarem no encontro. Por isso foi votado apenas o indicativo.
O grupo que defende a candidatura de Julier ao governo contava apenas com 24 votos durante a reunião, não alcançando os 2/3 (32 votos) da direção estadual necessário para negar a realização de prévias.
A confiança é tanta dos apoiadores de Lúdio, que eles acreditam que não será necessária a realização de prévias, que segundo eles, seria mais fácil do que o encontro de delegados, já que eles creem que conseguem os votos de mais de 60% dos 230 delegados aptos a votarem de acordo com a realização do último Processo Direto de Eleições (PED) do PT.
Já as inscrições para todos os pré-candidatos para os cargos proporcionais (Deputado estadual e federal) serão até a próxima quinta-feira (20) e para os cargos majoritários (governo, vice, senado e suplente de senador) até o dia 04 de abril, um dia antes para se encerrar o prazo de desincompatibilização para quem deseja disputar o pleito eleitoral de outubro.
Enquanto a definição continua no PT, Julier fica cada vez mais distante da legenda, se aproximando do PCdoB, PMDB e PR.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.