Em vistoria que aconteceu nas obras do aeroporto Marechal Rondon na tarde desta quinta-feira (23), o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, demonstra não estar muito satisfeito com o andamento das obras e já deu um últimato de quer tudo pronto até abril. Atualmente, a obra tem 40 % de conclusão.
Em companhia do presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, e de técnicos da SAC além do secretário da Copa, Maurício Guimarães, e os executores da obra do aeroporto sob responsabilidade da empresa Engeglobal, o ministro pretende vistoriou todos os anexos da construção que está em andamento desde abril do ano passado.
|
Com cara de poucos amigos, o ministro Moreira cobrou a conclusão imediata da obra já no mês de abril. "Eu não quero o quanto já foi feito, o que queremos é data, precisão e rapidez na entrega", afirma.
Além disso, o ministro lembrou que o aeroporto de Várzea Grande é o que registra mais reclamações de acordo com a pesquisa realizada pela SAC. Ao todo, foram quase 20 mil passageiros de avião entrevistados e os aeroportos de Manaus e Várzea Grande tiveram a pior avaliação entre os usuários com notas 3,44 e 3,43, respectivamente.
O responsável pela obra, Robério Garcia da empresa Engeglobal, afirmou que a entrega acontecerá antes do exigido com previsão para o mês de março. Mas ao que tudo indica, o prazo dado nem pelo ministro, nem pelo Garcia serão cumpridos.
Isto porque o atraso é tanto que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, já cogitou implantar o chamado “plano B”. A ideia é instalar uma cobertura provisória de lona nos terminais de embarque e desembarque. Contudo, Garcia negou a necessidade deste plano. "Não pensamos em lona e sei que eu vou entregar isso aqui no prazo", garantiu.
|
Antes de ir embora para Brasília, o ministro ainda deixou claro que em exatos 30 dias, deve voltar a Cuiabá para vistoriar o desempenho das obras. "Dia 23 de fevereiro, antes do carnaval, eu volto para ver o quanto já adiantamos e em março, mais tardar primeiros dias de abril, quero vir inaugurar essa obra", avisou Moreira Franco.
A obra já custou aos cofres públicos cerca de R$ 100 milhões e atualmente está na fase de acabamento na área interna da nova instalação. Está sendo assentado o piso de granito, a vedação para vidros, instalação de louças nos sanitários além da finalização da pavimentação, segundo a Infraero.
Assim que concluída a reforma e ampliação do terminal de passageiros e as obras de adequação do sistema viário e de construção de estacionamento estima-se que a capacidade total de aeroporto, que é de 2,5 milhões de passageiros por ano, chegue a 5,7 milhões.
Carlos Nunes 24/01/2014
E para nós, os eleitores, que estamos insatisfeitos com muita coisa no Brasil, só resta uma coisa: nas próximas eleições, peneirarmos a lista dos candidatos, de todos os partidos, para ver se a gente encontra algumas pepitas de ouro da ética, da honestidade, da competência. Ainda bem que: Eleição é igual Departamento de Pessoal, podemos Demitir e Contratar pessoas para nos representar, eles são nosso funcionários. Por isso NÃO VENDA O VOTO JAMAIS - os maus brasileiros que vendem o voto dão carta branca para maus políticos nos representarem. NÃO VOTE EM BRANCO ou ANULE O VOTO - se não acreditar em ninguém, lembre-se "dos males, o menor", e vote naquele candidato que pode dar menos prejuizo para o Brasil, Mato Grosso. E quanto as obras do Aeroporto, "alguém entendido no assunto" teria que verificar se, com os 100 MILHÕES (do nosso dinheiro) não dava para ter feito MUITO MAIS OU MELHOR - possivelmente outro projeto de ALTA EFICIÊNCIA E BAIXO CUSTO. Já houve casos em que, com essa dinheirama, dava para fazer dois aeroportos bem melhores e ainda sobrava dinheiro. Toda vez que a FIFA puxa a orelha da turma de lá; a turma de lá vem aqui e puxa a orelha da turma daqui. E já disse, em rede nacional, se não cumprirem o cronograma vão levar pontapé na b...Ih! na próxima eleição, nós, os eleitores, vamos ter que dar pontapé na b... de vários políticos - NÃO VOTANDO MAIS NELES NUNCA MAIS.
Julio Muzzi 23/01/2014
O Ministro deu uma tremenda "cagada" nos responsáveis pela obra, e disse que retorna aqui nos próximos tinta dias. Vomos rezar para que a "bronca não se repita.
Adornele$ 23/01/2014
Cuiabá e seu insuperável legado sabor #MANGA
3 comentários