Mesmo após ter contratado uma empresa para elaborar projeto do Fifa Fan Fest há cinco meses e tratar-se de uma elaboração com estruturas temporárias, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) ainda não tem o documento finalizado em mãos.
A empresa de arquitetura e engenharia PDO Marques foi contratada em agosto de 2013 ao custo de R$ 141 mil para elaborar o projeto básico de como seria o Fifa Fan Fest que será construído no Parque de Exposição “Jonas Pinheiro”, na região do bairro Porto.
Contudo, o projeto até agora não foi concluído e tem passado por diversos ajustes mesmo com prazo de execução de três meses já ter expirado.
|
Conforme contrato, a empresa teria 60 dias para entrega do projeto básico à Secopa que deveria aprovar o documento. Aceito o projeto, a PDO Marques teria mais 30 dias para concluir os projetos executivos, cronograma físico-financeiro, a planilha de orçamento e o memorial descritivo da obra.
Ao todo, seriam 90 dias dedicados somente à elaboração, já que sua execução faz parte de outro contrato que não pode ser firmado enquanto o referido projeto não for concluído.
SUSPENSÃO
Devido a este efeito dominó, a Secopa pela segunda vez protelou a contratação de nova empresa para executar a infraestrutura necessária para a implantação do projeto.
Há exato um mês, a Secopa deveria ter realizado uma licitação no modelo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) do tipo menor preço para contratar a responsável pelas obras.
No entanto, a licitação foi adiada para o último dia 2 para “ajuste de projeto” conforme a Secopa anunciou na época. Mas antes mesmo de chegar a data para realizar o certame, a secretaria cancelou o RDC que estava previsto.
|
De acordo com nota da Secopa, o cancelamento do aviso de licitação foi novamente feito "para ajustes no projeto” e “em nada afetará o cronograma dos trabalhos, já que a estrutura é temporária e deve estar pronta para o início da Copa do Mundo”.
Isto significa que a Secopa tem menos de 154 dias para resolver esta pendência, já que o Fan Fest consta na Matriz de Responsabilidade e é uma das estruturas obrigatórias para a realização da Copa na Capital, pois será um ponto oficial de concentração dos torcedores durante a Copa.
No local, além das transmissões dos jogos, será realizado também shows regionais e nacionais para os visitantes em dias de jogos. Haverá ainda espaço para bares e restaurantes, lojas, patrocinadores, artistas e imprensa.
Com a dimensão de aproximadamente 30 mil metros, terá capacidade para comportar 40 mil pessoas por dia e está localizado a 2,5 quilômetros da Arena do Pantanal.