Domingo, 01 de Junho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,73
euro R$ 6,51
libra R$ 6,51

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,73
euro R$ 6,51
libra R$ 6,51

Cidades Terça-feira, 17 de Setembro de 2013, 18:53 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Terça-feira, 17 de Setembro de 2013, 18h:53 - A | A

PATRIMÔNIO DA JUSTIÇA

Em 30 dias laudo apontará motivo de fogo destruir arquivo do TJ

Em aproximadamente 15 horas o fogo fez um rombo orçado em R$ 5,5 milhões

ELIANA BESS







Peritos da Polícia Técnica (Politec) vão precisar de 30 dias para apresentar o laudo que originou o incêndio no Departamento Material e Patrimônio do Tribunal de Justiça (TJMT), na avenida Miguel Sutil. Em aproximadamente 15 horas o fogo fez um rombo orçado em R$ 5,5 milhões.

Mas, o seguro cobrirá R$ 5 milhões do valor. Além dos 111 mil processos que estavam arquivados no local, foram destruídos materiais de consumo e permanentes. Ou seja, 130 anos de história do TJ que correspondem a 100% do arquivo do tribunal.

“Esse arquivo era só de processos originários do Tribunal de Justiça. Nenhum deles em curso, em andamento. O prejuízo terá só se houver a necessidade de desarquivar algum deles, nesse caso, a recuperação se dará pela restauração de autos”, explicou o desembargador Orlando Perri, presidente do Tribunal de Justiça.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Presidente do TJMT, desembargador Orlando Perri, afirma que seguro cobrirá custos de perdas

Judicialmente não haverá prejuízo no entendimento do desembargador, uma vez que desde 1996 os processos administrativos são lançados no sistema e a partir de 1997 todos os processos judiciais. Além disso, fazem parte da história do Tribunal de Justiça, relativos aos fóruns, os órgãos de origem tem cópias.

Para recuperar algum dos processos queimados, existe uma Lei que dita o procedimento, e depende do requerimento da parte interessada. A demanda de pedidos de desarquivamentos é considerada pequena, cerca de 30 por mês.

Uma comissão tinha sido criada para iniciar o processo de digitalização. O primeiro passo seria fazer a tabela de temporalidade dos processos.

“É salutar dizer que não foram perdidos os processos administrativos de juízes e desembargadores. Eles estão arquivados no prédio Antônio Arruda, não naquele espaço destruído pelo fogo. Também não houve perdas da vida funcional dos servidores, uma vez que as fichas funcionais estão no Recursos Humanos”.

LICITAÇÃO DE NOVO PRÉDIO

O desembargador afirmou que uma licitação para construção de um novo prédio ou barracão para guardar os arquivos do Tribunal de Justiça já está sendo providenciada. Os 33 servidores e mais 9 terceirizados que trabalhavam no local serão alocados em outras dependências administrativas do TJ até que as providências para o novo arquivo sejam efetivadas.

Dos R$ 5,5 milhões perdidos, cerca de R$ 1,3 referem-se a estantes deslizantes, R$ 1,3 de materiais de consumo, R$ 1,9 mi de material permanente e R$ 1 milhão da gráfica.

A coleta de informações dos peritos começou nesta terça-feira (17) e vai até sábado (21). Depois a equipe terá 30 dias para entregar o laudo, que contará com depoimentos de testemunhas e dos servidores que atuavam no local.

SEGURANÇA DO LOCAL

O coordenador Militar do Tribunal de Justiça, coronel Wilson Batista, garantiu que não havia fragilidade de segurança no prédio que foi destruído pelo fogo. Mas nenhuma hipótese está descartada sobre o que motivou o incêndio. “Uma empresa fazia segurança 24h todos os dias e ainda tinha rondas pelo local”.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

653027-4009

pautas@hipernoticias.com.br